A tendência de renovação no grupo do Grêmio para 2019 pode gerar mudanças no time já nas últimas partidas do Brasileirão. A cada jogo, Matheus Henrique e Jean Pyerre, ambos com 20 anos, mostram mais e mais serviço ao técnico Renato Portaluppi, que poderia dar descanso aos cascudos Maicon, 33, e Cícero, 34, no meio-campo.
Em final de temporada, o desgaste físico pesa sobre os veteranos. Ainda assim, o treinador optou por escalar o time titular com os dois contra o Vasco no final de semana. No entanto, o Grêmio padeceu com Cícero de meia centralizado no primeiro tempo, com transição de bola lenta e pouca chegada efetiva ao ataque. O capitão Maicon, apesar de sua liderança em campo e alta precisão nos passes, também sentiu, contra os cariocas, o fardo do intenso calendário. Tanto que a evolução da equipe, que buscou a vitória de virada, passou pelas entradas de Jean e Matheus na segunda etapa.
O primeiro deu mais objetividade ao time, enquanto que o segundo melhorou a saída de bola e foi decisivo ao marcar o gol da vitória em um arremate de fora da área, que, bem verdade, contou com uma falha do goleiro Martín Silva, do Vasco. Ainda assim, Renato, com a experiência de quem fez decolar nomes como Pedro Rocha, Luan, Arthur e Everton no clube nos últimos anos, mantém a cautela para a utilização dos meninos entre os titulares.
— Não é dar a camisa para o garoto e sair jogando. Tem de saber lançar para não queimar. Isso estou fazendo nos dois anos que estou aqui, vai soltando, dando moral, sempre que a equipe está bem, ganhando. Não pode colocar o garoto numa furada — explica Renato.
Em uma comparação dos números somente no Brasileirão, os guris já superam os cascudos em alguns fundamentos. Segundo o Footstats, Matheus Henrique tem percentual de passes certos (96%) maior do que o de Maicon (95%) no campeonato. Em números totais, contudo, o veterano, que disputou 19 partidas na competição, leva larga vantagem. Foram 1568 tentativas corretas contra 404 de Matheus, que entrou em campo nove vezes. O capitão se sai melhor nas finalizações, mas o guri tem desempenho superior nos lançamentos e nas viradas de jogo, levando-se em conta sempre os percentuais.
Na briga entre Cícero e Jean, a vantagem, nos números, é do cascudo. Em fundamentos como finalizações, passes certos, lançamentos e viradas de jogo, Cícero tem desempenho superior neste Brasileirão, também na avaliação dos percentuais. No entanto, para o ex-meia gremista Iúra, o garoto deveria ser titular do Grêmio durante a ausência de Luan.
— Eu colocaria o Jean Pyerre e o Maicon no time. O guri deu consistência ao meio-campo contra o Vasco e merece mais espaço. O Matheus Henrique também está entrando muito bem, mas ainda pode esperar mais um pouco. Tem de ter todo o cuidado, mas Renato sabe muito bem como conduzir isso — observa Iúra.
O comentarista do SporTV, Sérgio Xavier Filho, vê como arriscada a iniciativa de lançar os dois garotos ao mesmo tempo no time titular. O ideal, na avaliação de Xavier, seria um revezamento para ambientá-los à alta exigência da equipe.
— A capacidade de tomada de decisão dos moleques ainda não é a ideal, eles estão amadurecendo. Você vai usando um e o outro entra depois, esta é a lógica. Vejo o Matheus mais pronto para entrar e o Maicon menos pronto para sair do time — entende Xavier.
Os números deles
Maicon
19 jogos
3 gols
1 assistência para gol
9 assistências para finalização
7 finalizações certas (54%)
6 finalizações erradas
1568 passes certos (95%)
78 passes errados
21 desarmes certos (87%)
3 desarmes errados
5 cruzamentos certos (26%)
14 cruzamentos errados
18 lançamentos certos (49%)
19 lançamentos errados
16 viradas de jogo certas (76%)
5 viradas de jogo erradas
4 cartões amarelos
Matheus Henrique
9 jogos
2 gols
1 assistência para gol
4 assistências para finalização
2 finalizações certas (25%)
6 finalizações erradas
404 passes certos (96%)
18 passes errados
13 desarmes certos (87%)
2 desarmes errados
1 cruzamento certo (33%)
2 cruzamentos errados
9 lançamentos certos (69%)
4 lançamentos errados
5 viradas de jogo certas (100%)
0 virada de jogo errada
2 cartões amarelos
Cícero
20 jogos
1 gol
0 assistência para gol
18 assistências para finalização
10 finalizações certas (45%)
12 finalizações erradas
1070 passes certos (94%)
62 passes errados
24 desarmes certos (83%)
5 desarmes errados
2 cruzamentos certos (14%)
12 cruzamentos errados
31 lançamentos certos (53%)
27 lançamentos errados
13 viradas de jogo certas (86%)
2 viradas de jogo erradas
4 cartões amarelos
Jean Pyerre
8 jogos
1 gol
0 assistência para gol
5 assistências para finalização
3 finalizações certas (37%)
5 finalizações erradas
188 passes certos (90%)
20 passes errados
4 desarmes certos (100%)
0 desarmes errados
4 cruzamentos certos (40%)
6 cruzamentos errados
3 lançamentos certos (50%)
3 lançamentos errados
0 viradas de jogo certas (0%)
0 virada de jogo errada
0 cartões amarelos
*Números levantados pelo Footstats somente no Brasileirão 2018