As boas atuações de Luan nos últimos dois jogos do Grêmio animaram o ambiente tricolor. Os companheiros, que já o defendiam das críticas pelas atuações fracas da temporada, agora se enchem de otimismo. Alisson chamou o colega de “fenômeno” e citou a expressão “volta por cima”. O capitão Maicon ressaltou que o camisa 7 é um dos melhores jogadores do grupo e conta que já orientou o atacante no sentido de evitar a preocupação excessiva e a cobrança pessoal.
A vaia recebida por Luan no primeiro tempo do jogo contra o Ceará foi o fato que pode ser identificado como determinante da retomada do “Rei da América”. Já na segunda etapa daquela partida ele voltou apresentando um melhor futebol e foi determinante da vitória de 3 a 2 com um belo gol de falta. Na ocasião os companheiros o cercaram, pediram, aplausos para a torcida e foram atendidos.
Luan não atuou contra o Fluminense, mas foi o destaque da goleada de 4 a 0 sobre o Tucumán, tendo marcado o primeiro gol, dado assistência para outros dois lances de gol e, quando a torcida pedia seu nome para marcar o quarto, oferecido a bola para Jael cobrar a penalidade.
A coincidência das duas partidas foi a ausência dos centroavantes tradicionais, ainda que Jael tenha entrado contra o Tucumán. Isso fez com que Luan, em determinados momentos, jogasse como em 2016 na conquista da Copa do Brasil, quando era considerado o “falso 9”. Com o retorno de Jael desde o início, o que deve acontecer contra o Bahia, volta o esquema da Libertadores de 2017.
De bem com a torcida, Luan tem nos colegas a certeza de que é muito importante para o time. Renato Portaluppi mais de uma vez poupou o jogador de críticas e garante que o tratou com confiança. Alisson simplificou:
— Ele deu a volta por cima. Ele faz as coisas ficarem muito mais fáceis para quem joga com ele.