Desde a anunciada venda de Arthur para o Barcelona, eu já tinha meus receios de como seriam os jogos quando Maicon não atuasse, caso da partida deste domingo (22), quando o Grêmio perdeu para o Vasco, em São Januário, no Rio. E os receios se confirmaram. Sem os caras que dão o tom no meio-campo tricolor, o time fica extremamente limitado, quase um time comum naquele setor.
Nesta tarde, Jailson substituiu nosso capitão, e fez mais uma de suas boas partidas, na média, nada demais. E é aí que reside o problema: Maicon está acima da média no setor em que atua. Na partida contra o Atlético-MG, sentimos a falta de Arthur, é claro, mas Maicon compensou o desfalque. Neste domingo, não teve como.
Mesmo atuando com um jogador a mais, incrivelmente, não conseguimos ao menos empatar com o medíocre time do Vaso. André perdeu suas chances, Everton tentou algumas arrancadas, mas paramos em nossa ineficiência e no goleiro vascaíno.
Para finalizar, volto ao título desta coluna, e explico o porque da escolha da foto. Foi o exato momento que Marcelo Oliveira deu um bico para fora, em uma boa chance de gol. Para completar, ele foi substituído ainda no primeiro tempo. Absolutamente nada contra o Marcelo Oliveira, cara gente boa, do bem, importante para o grupo, tal e coisa. Mas a diferença dele para o Cortez é enorme, e o time perde demais quando o lateral titular não joga.
Marcelo Oliveira, Marinho, André, o substituto de Arthur e de Maicon, que sabemos que não tem fôlego para atuar em todos os jogos. São muitos os problemas que Renato têm para resolver nessa volta pós-Copa do Mundo. Tomara que ele tire mais coelhos da cartola.