Enquanto o calendário reserva apenas o Brasileirão no caminho do Grêmio, a equipe titular do técnico Renato Portaluppi será escalada para enfrentar neste domingo, às 16h, o Vasco da Gama. O treino de sexta-feira antes da viagem para o Rio de Janeiro não deu indícios do time que será utilizado no Estádio de São Januário. A previsão inicial era de que apenas Kannemann, preservado, e Maicon, suspenso, seriam desfalques. Mas Cortez, com desgaste físico, também ficou de fora.
A estratégia definida pelo clube é de tentar somar o máximo de pontos antes do início da disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo e as oitavas de final da Libertadores contra o Estudiantes. Por isso, a previsão é de time titular contra o Vasco e também contra o São Paulo, na próxima quinta-feira. No domingo seguinte, contra a Chapecoense, uma escalação cheia de reservas deve ser confirmada.
— Temos que fazer o maior número de pontos, principalmente o dever de casa. É necessário pontuar no Brasileirão. Precisamos de, no mínimo, 50% de aproveitamento para ficar na parte de cima da tabela. Isso nos coloca na briga pelo título entre os primeiros. Ainda mais agora que temos as outras competições. Um jogo a cada três dias é muito desgaste — projetou Renato, após a vitória sobre o Atlético-MG.
Uma atividade para a manhã deste sábado, na Gávea, deve confirmar o Grêmio com Bressan, Marcelo Oliveira e Jaílson para o jogo contra o Vasco, que terá o desfalque do meia Wagner, suspenso.