Contratado pelo Grêmio e já em fase de exames médicos e assinatura de contrato, o atacante Marinho é pontado pelo grupo como o jogador capaz de furar as retrancas que o time irá encontrar pela frente no segundo semestre. Dificuldades que a equipe enfrentou em muitas partidas do Brasileirão e mesmo Libertadores.
Mais de uma vez, ao explicar empates contra equipes reforçadas em sua defesa, Renato queixou-se da falta de um jogador capaz de obter vitória pessoal. Na avaliação do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, esta é a principal característica de Marinho.
— É um jogador com característica de furar a defesa adversária. É um jogador muito rápido, de habilidade, sempre faz algo a mais. É essencial para desmontar um esquema tático. Não é previsível, surpreende nas jogadas — analisou o lateral.
A Copa do Mundo é observada com atenção por Marcelo Oliveira. A competição, conforme sua avaliação, revela que em todo o planeta os treinadores se preocupam, por vezes, mais em anular o adversário do que construir.
— Temos visto os resultados. No geral, se vê o quanto o futebol evoluiu para todos. Não existe mais aquilo de dizer que um jogo será 3 a 0 e esse resultado se confirma. Se privilegia a parte física, a parte tática, marcação, não deixar o adversário de qualidade jogar. Tem que se preparar para sair da marcação — observa o jogador do Grêmio.