O último treinamento do Grêmio antes de enfrentar o Defensor, na quarta-feira (23), foi realizado com portões fechados no CT Luiz Carvalho. Apenas a parte final, quando os jogadores já disputavam um recreativo foi aberta e nesse momento nem todos os atletas estavam em campo.
Sem contar com Pedro Geromel, na Seleção Brasileira, Arthur, Éverton, Alisson, Michel e Jael, no departamento médico, e André, que não está inscrito, Renato Portaluppi não confirma a equipe que irá entrar em campo em busca da primeira colocação do grupo 1 e da segunda melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
A tendência é que Thonny Anderson seja escalado no ataque, já que Hernane, que seria uma alternativa para suprir as ausências de André e Jael, ainda não reúne condições. O Brocador já está liberado para treinar, porém ainda não tem ritmo de jogo e inclusive deverá participar de um jogo-treino contra o Caxias, na tarde de quarta-feira.
Outra posição onde Renato ainda busca uma melhor alternativa é a da extrema esquerda, onde, sem poder contar com Éverton e Alisson, o treinador deu chance para Maicosuel, que não deu resposta adequada contra o Paraná. Lima é uma possibilidade, já que ele teve boas atuações contra o Monagas e o Paraná. Nas duas partidas, o camisa 13 entrou no decorrer do segundo tempo.
Com 24 atuações na temporada, o lateral-esquerdo Cortez será preservado, dando espaço para Marcelo Oliveira. No ano, ele é o segundo jogador do grupo gremista que mais entrou em campo, depois de Alisson, que jogou 28 vezes.
A provável escalação do Grêmio para o jogo contra o Defensor tem: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jailson e Maicon; Ramiro, Luan e Lima (Maicosuel); e Thonny Anderson.