O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira (23), à noite, com chances de ter a segunda melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Para isso, precisa derrotar o Defensor, do Uruguai, na partida que está programada para começar às 19h15min, na Arena.
Além desta ótima posição, que lhe dará benefícios a partir das oitavas de final, o time de Renato deve encerrar esta etapa como o mais disciplinado do torneio. Até agora, em cinco rodadas, o atual campeão da América recebeu apenas dois cartões amarelos. Os jogadores advertidos foram Kannemann e Madson.
Como a contagem de cartões será zerada, após a fase de grupos, o Grêmio não tem preocupação em perder jogador para as oitavas de final por suspensão, a não ser que um atleta venha a ser expulso contra o Defensor. Pelo regulamento da Libertadores, apenas quem for expulso na rodada final desta fase ou que receber o terceiro cartão amarelo perderá a primeira partida dos mata-matas.
Dois exemplos de jogadores suspensos das oitavas são Lautaro Martínez, do Racing, e Lucas Romero, do Cruzeiro. Os dois argentinos receberam o terceiro amarelo na partida disputada na terça-feira, em Belo Horizonte, com vitória cruzeirense por 2 a 1 e não poderão atuar no primeiro confronto das oitavas. A equipe de Avellaneda, aliás, é a que mais amarelos recebeu: 19 no total, além de dois cartões vermelhos. O time com mais jogadores expulsos é a Universidade de Chile, que teve três.
Entre as equipes que ainda entrarão em campo nesta última rodada da fase de grupos, River Plate e Flamengo, que se enfrentam nesta quarta, em Buenos Aires, tem dois jogadores, cada, pendurados. Na equipe argentina os zagueiros Jonatan Maidana e Pinola e, no lado brasileiro, o meia Lucas Paquetá e o atacante Henrique Dourado.
Veja o ranking de cartões da Libertadores até o momento:
2 - Grêmio
5 - Libertad
6 - Corinthians e Junior (1 vermelho)
7 - Atlético Nacional
8 - Real Garcilaso
9 - Alianza Lima e River Plate
10 - Cruzeiro, Independiente Santa Fé, Millonarios e Palmeiras
10 - The Strongest (1 vermelho)
10 - Peñarol (2 vermelhos)
11 - Cerro Porteño
11 - Santos (2 expulsões)
12 - Boca Juniors
12 - Estudiantes e Vasco da Gama (1 vermelho)
13 - Bolívar, Deportivo Lara e Flamengo
13 - Monagas (1 vermelho)
13 - Universidad de Chile (3 expulsões)
14 - Emelec
14 - Delfín ( 2 vermelhos)
15 - Colo Colo, Defensor, Nacional-URU
15 - Atlético Tucumán (1 vermelho)
17 - Independiente
19 - Racing (2 vermelhos)