Aos 42 minutos do primeiro tempo do segundo jogo da Recopa Sul-Americana, Fernando Amorebieta, do Independiente, foi expulso com auxílio do árbitro de vídeo por conta de uma entrada em Luan, do Grêmio. Essa, porém, não foi a primeira vez em que o zagueiro venezuelano deixou as travas da chuteira marcadas no corpo de um adversário. Em 2009, a vítima foi outra: Lionel Messi. Assista ao lance aqui.
Quando atuava pelo Athletic Bilbao, Amorebieta, em partida contra o Barcelona, dividiu uma bola com Messi e, assim como fez com Luan, deixou a perna em riste para atingir o adversário. O lance resultou em um corte no rosto do atacante argentino. O árbitro da partida, porém, não advertiu o zagueiro. Mais tarde, Amorebieta falou sobre o lance:
– Estendi a minha perna. Messi escorregou e se chocou em mim. O vídeo parece ser mais forte do que realmente foi – justificou o zagueiro.
Formado nas categorias de base do Athletic Bilbao, Amorebieta, 32 anos, jogou oito temporadas pelo clube espanhol. O atleta ainda tem passagens por Fulham e Middlesbrough, da Inglaterra. Em 2017, retornou à Espanha para defender o Sporting Gijón. No fim do ano, chegou ao Independiente, onde tem 14 partidas disputadas.