Apresentado na quinta-feira pelo Grêmio, o meia Maicosuel nada custará aos cofres do clube até julho. No acordo de empréstimo, o São Paulo se encarregou em bancar os salários por seis meses. Caso o jogador não se lesione, renovará até dezembro e, aí sim, terá os vencimentos divididos entre os dois clubes.
A estreia de Maicosuel, contudo, não deve ocorrer na quarta-feira, no primeiro jogo da Recopa contra o Independiente, na Argentina. Ainda fazendo trabalhos de reequilíbrio muscular, Maicosuel só deve ter condições de atuar contra o Veranópolis, dia 17, pelo Gauchão.
— Foram feitos os exames, existe esse desequilíbrio. Mas a preparação física do Grêmio está me ajudando. No último teste que fiz, já melhorei bastante. As pernas estão quase igualadas. Trabalho não faltará, estamos correndo contra o tempo — explicou o meia.
O processo é comandado pelos fisioterapeutas e fisiologistas do Grêmio, sob supervisão dos médicos, que buscam reforçar a musculatura de Maicosuel e, assim, minimizar o risco das lesões. No São Paulo, o meia nunca conseguiu sequência de jogos. O receio na Arena é de que essa história se repita. Além da recuperação física, outro fator que estimula o meia para voltar a jogar em alto nível no Grêmio é o clima no vestiário. Em seus primeiros dias no CT Luiz Carvalho, disse que a acolhida dos companheiros foi importante para acelerar a adaptação.
— É um momento crucial na minha carreira. Estou agradecido por jogar em um clube dessa magnitude. Na minha carreira, só joguei em clube grande, e aqui não é diferente. É um recomeço para mostrar a outras pessoas e, para mim mesmo, que posso conseguir. Me senti importante com a receptividade que tive aqui. O jeito que me trataram aumentou meu ego e elevou minha autoestima — completou Maicosuel.
Já regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), Maicosuel tem condições legais de atuar pelo Grêmio. Resta, agora, que cumpra a programação de trabalhos específicos para reequilibrar a musculatura elaborada pelos preparadores físicos. Antes de fazer sua estreia, o jogador também deve passar por um treino coletivo mais intenso, a fim de que Renato possa avaliar sua real condição de jogo.
Se as etapas forem cumpridas sem imprevistos, Maicosuel pode se converter em reforço para o treinador não só no Gauchão, mas também para o jogo de volta da decisão da Recopa, no dia 21, na Arena.