A segunda Recopa disputada por Grêmio e Independiente será bem diferente do confronto anterior entre os dois times pela competição, em 1996. Naquela ocasião, tricolores e argentinos fizeram um jogo único em Kobe, no Japão, que terminou com vitória gremista por 4 a 1. Desta vez, o troféu será entregue após confrontos de ida e volta, que começam nesta quarta-feira (14), em Avellaneda, e terminam na próxima semana, na Arena.
A Conmebol mantém para a Recopa os mesmos critérios das finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Não há saldo qualificado: se Grêmio e Independiente tiverem os mesmos resultados após as duas partidas, o jogo na Arena irá para a prorrogação. Caso a decisão siga empatada, o campeão será definido nos pênaltis.
O Grêmio busca seu segundo título da Recopa. O troféu conquistado em 1996 foi a única participação tricolor no torneio até agora, já que a Conmebol só instituiu a decisão entre os campeões das copas continentais em 1989, com a criação da Supercopa. O Indepediente também tem um título, conquistado em 1995, e foi derrotado em 1996 e 2011.