Contratado por empréstimo até dezembro do São Paulo, o meia-atacante Maicosuel chegou quinta-feira a Porto Alegre para assinar contrato com o Grêmio. Em um primeiro momento, o jogador de 31 anos deve iniciar como extrema pela direita, na vaga de Ramiro, suspenso nas finais da Recopa contra o Independiente, em 14 e 21 de fevereiro. Mas também será opção para outras funções no meio-campo.
No desembarque no aeroporto Salgado Filho, no final da manhã de quinta-feira, Maicosuel disse que chega com motivação extra para atuar pelo Grêmio. Sua expectativa é de retomar os melhores momentos na carreira sob o comando do técnico Renato Portaluppi.
— Acho que pode ser um recomeço, uma nova etapa que está começando. Espero que dê tudo certo. Uma das coisas que me seduziram é a magnitude que o Grêmio tem. Estou feliz, acho que vai ser uma grande coisa — explicou Maicosuel, enquanto deixava o aeroporto.
Com destaque no Botafogo, sobretudo em 2009, o meia-atacante sofreu com lesões e não conseguiu obter o mesmo desempenho nos dois últimos clubes em que passou: Atlético-MG e São Paulo. Em comum nestes times, está o posicionamento em que mais atuou: como extrema pelo lado direito.
— No Atlético-MG, ele sempre jogou como meia pela direita. Também pode trabalhar pela esquerda, já que tem boa condução de bola. Mas ele não é um armador clássico, nunca vi ele atuar nesta função centralizada com qualidade — observa Bob Faria, comentarista da GloboMinas.
Para Gustavo Fogaça, comentarista da Rádio Gaúcha e analista de desempenho, Maicosuel tem condições de ser titular caso apresente boa condição física e foco no campo. Mas Fogaça entende que o meia tem melhor desempenho pelo lado esquerdo, abrindo disputa com Everton e Alisson.
Também observa que, com bom aproveitamento nos dribles (58% nas últimas 20 partidas) e velocidade na condução da bola, Maicosuel reúne todas as características para ocupar a extrema esquerda e executar as funções que Pedro Rocha e Fernandinho faziam. Conforme o analista, por não contar com a mesma dedicação e eficiência de Ramiro, seu rendimento cairia pela direita.
— Ele tem um excelente aproveitamento de 60% nos cruzamentos, o que é uma qualidade importante se Grêmio vai começar o ano com Jael na frente — diz Fogaça, que não vê Maicosuel jogando centralizado, na função de Luan. — Ele não é um jogador com a mesma leitura do jogo entrelinhas que o modelo tricolor exige.
O colunista de GaúchaZH André Baibich entende que Maicosuel tende a se transformar em opção de segundo tempo para o técnico Renato no Grêmio. Ainda que veja capacidade no jogador para ocupar as três funções da linha de meias, acredita que seu melhor desempenho é pelo lado do campo, onde tem mais liberdade para driblar.
— Acredito que seria melhor utilizá-lo pela direita, já que não há reserva confiável para Ramiro. É certo que suas características são bem diferentes das do titular, mas isso pode servir como vantagem. Em um jogo complicado, em que o Grêmio tenha dificuldade para furar uma defesa fechada, ele pode entrar para tornar o time mais ofensivo — analisa Baibich.