Um meia talentoso, mas que sofre com a irregularidade dentro de campo e com episódios de indisciplina fora de campo. Desta forma, a imprensa portuguesa avalia o meia Alán Ruiz, do Sporting Lisboa, que está na mira do Grêmio para a temporada 2018.
Após 34 jogos em um ano e meio e sete gols marcados, o jogador está afastado do clube português por conta de um ato de indiscplina, quando, em dezembro, se irritou por ser substituído, atirou a camiseta no chão e teria desacatado o técnico Jorge Jesus.
— A verdade é que o Alán Ruiz foi muito irregular, não conseguiu se encaixar bem no sistema do Sporting e depois teve também alguns problemas físicos e, recentemente, alguns problemas disciplinares. Acabou sendo uma passagem discreta pelo Sporting — relata o jornalista Pedro Ponte, do diário Record, de Lisboa.
Já o setorista do Sporting, do jornal A Bola, Nuno Raposo, concorda que o desempenho do meia argentino foi inconstante, mas ressalta que, no primeiro semestre de 2017, o atleta teve bons momentos no Estádio José Alvalade.
— A passagem dele foi muito irregular. No segundo semestre de 2016, ele demorou muito para se adaptar. Porém, no primeiro semestre de 2017, ele foi bem, atuando como segundo atacante titular. Só que se lesionou e, quando retornou, não voltou bem e começou a ser vaiado pela torcida. Aquele jogador do início de 2017 até poderia ser um bom reforço para o Grêmio. Porém, contando os problemas disciplinares e o fato de não ter atuado por um bom tempo, não saberia dizer. Dependeria da cabeça dele — opina Raposo.
Questões disciplinares à parte, Alán Ruiz recebe elogios pela qualidade no passe, embora haja ressalvas quanto à falta de velocidade.
— É um jogador tecnicamente muito evoluído, com bons passes. Ele joga no corredor central, atrás do goleador, atuando preferencialmente com o pé esquerdo. É um jogador muito lento, mas que gosta mutio de pensar o jogo e receber a bola no pé — avalia o jornalista João Fonseca, da Rádio Renascença, de Lisboa
Os argentinos também acompanham com atenção o futuro de Alán Ruiz, devido ao interesse do Colón, de Santa Fé, no futebol do atleta. O talento do meia também é a característica que mais chama atenção dos hermanos, apesar da irregularidade.
— Aqui na Argentina, o Alan Ruiz é conhecido como um jogador muito talentoso, com boa pegada de perna esquerda e boa visão do jogo. Mas a imagem que o pessoal tem dele é que é um jogador com pouca continuidade nos clubes. Ele não teve muitas chances de jogar no San Lorenzo em quando estava fazendo sucesso no Colón, ele teve que sair de lá por problemas com os barra-bravas. Mas todos aqui lembram que ele tem talento — conta o jornalista Alejandro Panfil, do diário La Nación.
Alán Ruiz atuou no Grêmio em 2014. Depois da passagem pela Arena, o meia atuou por um ano e meio no próprio Colón, da Argentina, e, desde a metade de 2016, está no Sporting. Agora, a direção gremista analisa a possibilidade de repatriar o argentino por empréstimo.