O volante Arthur, do Grêmio, virou um dos nomes mais especulados nos clubes da Europa. Na Espanha, o jornal "Sport" garante que o jogador, após encontro com Robert Fernández, secretário técnico do Barcelona, disse "sim" ao clube para ser o substituto de Iniesta.
A foto que vazou do atleta vestido com a camisa do Barça também é citada, bem como o acompanhamento que o clube espanhol fez do jogador de 21 anos, que, segundo o Sport, "sempre admirou Iniesta, tem um estilo de jogo muito parecido com o de Xavi e arde de desejo de vestir-se de Barcelona, desta vez de forma oficial".
Além da Espanha, o nome de Arthur também é citado na Inglaterra. O jornal "Mirror"diz que o Chelsea pode fazer uma investida no volante gremista é visto como sucessor, em longo prazo, de Cesc Fàbregas na equipe inglesa.
A publicação cita as relações estremecidas entre Grêmio e Barcelona como um trunfo à favor do Chelsea, que conta com o poderio econômico do bilionário russo Roman Abramovich para levar o volante para Londres. Outros clubes citados nos bastidores, que podem investir em Arthur, também são Paris Saint-Germain, da França, e Manchester United, da Inglaterra.
De qualquer forma, o Grêmio pretende endurecer a negociação e manter a pedida por Arthur na casa dos 50 milhões de euros (R$ 192,5 milhões) - que é o valor da multa rescisória do contrato do jovem volante, renovado recentemente até 2021. Como rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo, o jogador não disputará o Mundial nos Emirados Árabes. Se for negociado, pode até nem vestir mais a camisa do clube - sua despedida terá sido a final da Libertadores contra o Lanús, em que o Grêmio conquistou o Tri da América.