Vinte e dois anos depois de Grêmio e Independiente decidirem a Recopa Sul-Americana no Japão, em 1996, brasileiros e argentinos vão se enfrentar novamente na competição em 2018. A definição foi em duas partes: no título do Grêmio na Libertadores, dia 29 de novembro, e na conquista do Independiente sobre o Flamengo na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira.
Em relação à final dos anos 1990, quase tudo mudou. Na época, a Recopa era disputada em jogo único, no Japão, entre o campeão da Libertadores e o campeão da Supercopa da Libertadores do ano anterior. Atualmente, são dois jogos — um na casa de cada — entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana.
Naquela ocasião, o Grêmio levou a melhor. No Kobe Universíade Memorial, o Tricolor venceu por 4 a 1 — os gols foram marcados por Jardel, Carlos Miguel, Adílson e Paulo Nunes. O único gol argentino foi feito por Burruchaga, de pênalti.
A Recopa de 2018 será nos dias 7 e 21 de fevereiro. Como venceu a Libertadores, o Grêmio terá a vantagem de decidir na Arena.
Escalação do Grêmio na Recopa de 1996
Danrlei (Murilo); Arce, Rivarola, Adílson e Roger; João Antônio, Goiano, Aílton (Emerson) e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel (Sílvio).
Técnico: Felipão