Excelente em 2017, o desempenho dos jogadores do Grêmio na temporada que recém encerrou tem um lado negativo que já começa a ser sentido pela torcida. Com muitos destaques individuais na campanha que levou ao Tri da América, o elenco tricolor tem reformulações à vista. A mudança de fotografia no time titular tem duas saídas confirmadas. Mais duas negociações estão sendo encaminhadas para o início de 2018.
O primeiro a deixar o clube foi Lucas Barrios. Ainda em Abu Dhabi, depois do jogo contra o Real Madri, o atacante paraguaio disse que não iria ficar. Nesta sexta (29), foi a vez de Edílson definir sua saída. O lateral-direito vai jogar no Cruzeiro. O anúncio oficial do negócio será feito provavelmente na próxima terça (2), mas está tudo certo entre dirigentes gremistas e mineiros. Para ter Edílson, o Cruzeiro vai dar dois jogadores e mais R$ 3 milhões.
Depois de Barrios e Edilson, o próximo titular a deixar o Grêmio deverá ser Fernandinho, de saída para o futebol chinês. A direção fez proposta para que ele permaneça na Arena em 2018, mas os valores ficaram distantes de acerto.
Ainda há, para o começo de 2018, a expectativa de propostas por Arthur. O volante interessa a grandes clubes europeus e o Barcelona prepara oferta assim que abrir a janela de transferências em janeiro.
Se por um lado a fotografia gremista muda com saídas, também há chegadas de jogadores confirmadas. O atacante Sassá é nome já acertado na troca por Edílson. O outro jogador envolvido no acordo com o Cruzeiro deverá ser o meia atacante Alisson, que agrada à direção tricolor. Além deles, Thaciano, meia de 22 anos que vem do Boa Esporte, foi oficializado por empréstimo de dois anos.