Um turno e 115 dias depois, Grêmio e Corinthians voltam a se encontrar pelo Brasileirão. A distância na tabela, que era de um ponto antes do jogo do primeiro turno, na 10ª rodada, aumentou para nove. Mas uma vitória da equipe de Renato Portaluppi amanhã, no Itaquerão, daria nova vida ao campeonato, já que a vantagem paulista cairia para seis pontos.
Mesmo dividindo atenções com a Libertadores, em que enfrentará o Barcelona, de Guayaquil, na semifinal, o Grêmio trata o jogo com o Corinthians como uma decisão. E a queda de desempenho do líder nos últimos jogos traz motivação aos gaúchos. Como efeito de comparação, o time paulista teve, no primeiro turno, 82% de aproveitamento. No returno, o percentual caiu para 40% - somou 11 pontos em nove rodadas, ou em 27 possíveis.
No entanto, o Grêmio ainda não conseguiu aproveitar as oscilações do Corinthians. Se no primeiro turno a equipe de Renato teve 68% de aproveitamento, a campanha no returno é pior do que o líder: 37% - obteve 10 pontos, um a menos do que o rival pelo título, nas mesmas nove rodadas.
— Nenhuma equipe consegue manter o mesmo nível o ano todo. São muitos jogos, tem lesões, é muito desgastante. Mas, ainda assim, Grêmio e Corinthians estão de parabéns por tudo o que estão fazendo— diz Arthur, volante do Grêmio, ao analisar a queda de rendimento dos dois times.
Desde o confronto com o Corinthians no primeiro turno, em 25 de junho, em que o Grêmio foi derrotado em casa por 1 a 0, gol de Jadson, com direito a pênalti perdido por Luan, a vantagem do líder nunca baixou de quatro pontos. A maior distância registrada ocorreu na 27ª rodada, após a derrota gremista para o Cruzeiro e a vitória paulista sobre o Coritiba, que foi de 12 pontos.
— Não adianta ficar pensando (no título), perdemos muitos pontos que não podíamos ter perdido. Não deixamos de lado o título, mas nosso pensamento maior é garantir a vaga para a Libertadores ano que vem — observa o técnico Renato.
Em relação ao confronto do primeiro turno, o Grêmio não terá o volante Michel, que se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo, e o atacante Pedro Rocha, vendido ao Spartak Moscou, da Rússia. Outro que atuou naquela tarde domingo e que não está mais no grupo de Renato é o meia argentino Gastón Fernández, que entrou no decorrer da partida.
O Corinthians também não deverá ter dois jogadores que participaram daquela vitória: o zagueiro Pablo, que se recupera de uma contratura muscular na coxa esquerda, e o volante Paulo Roberto, que deve ficar no banco para a volta do titular Gabriel, liberado após cumprir suspensão de dois jogos.
— O Corinthians, assim como o Grêmio e o Santos, tem um time, mas não um grupo. Lesões e queda de rendimento individual prejudicam o todo. E o mais importante: a campanha do primeiro turno era surreal. Ninguém faz 82% de aproveitamento no mundo. O Corinthians fez. E será campeão por isso— opina Marco Aurélio Souza, repórter setorista do clube da Rede Globo.
Desempenho do Grêmio
1º turno - aproveitamento de 68%
2º turno - aproveitamento de 37%
Desempenho do Corinthians
1º turno - aproveitamento de 82,4%
2º turno - aproveitamento de 40,7%
As escalações no último jogo, dia 25 de junho
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson (Éverton), Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel e Arthur (Fernandinho); Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Gastón Fernández); e Lucas Barrios.
Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Paulo Roberto (Camacho) e Maycon; Jadson, Rodriguinho (Marquinhos Gabriel) e Ángel Romero (Clayson); e Jô.
A oscilação de Grêmio e Corinthians desde o primeiro confronto
Desde a 10ª rodada, quando as duas equipes se enfrentaram na Arena, a menor diferença chegou a ser de apenas quatro pontos, chegou a 12 e hoje está em nove.
10ª rodada
Grêmio 0x1 Corinthians
Diferença: quatro pontos
11ª rodada
Palmeiras 1x0 Grêmio
Corinthians 1x0 Botafogo
Diferença: sete pontos
12ª rodada
Grêmio 0x2 Avaí
Corinthians 2x0 Ponte Preta
Diferença: 10 pontos
13ª rodada
Flamengo 0x1 Grêmio
Palmeiras 0x2 Corinthians
Diferença: 10 pontos
14ª rodada
Grêmio 3x1 Ponte Preta
Corinthians 2x2 Atlético-PR
Diferença: oito pontos
15ª rodada
Vitória 1x3 Grêmio
Avaí 0x0 Corinthians
Diferença: seis pontos
16ª rodada
São Paulo 1x1 Grêmio
Fluminense 0x1 Corinthians
Diferença: oito pontos
17ª rodada
Grêmio 1x1 Santos
Corinthians 1x1 Flamengo
Diferença: oito pontos
18ª rodada
Atlético-GO 0x1 Grêmio
Atlético-MG 0x2 Corinthians
Diferença: oito pontos
19ª rodada
Grêmio 2x0 Atlético-MG
Corinthians 3x1 Sport
Diferença: oito pontos
20ª rodada
Botafogo 1x0 Grêmio
Chapecoense 0x1 Corinthians
Diferença: 11 pontos
21ª rodada
Grêmio 0x0 Atlético-PR
Corinthians 0x1 Vitória
Diferença: 10 pontos
22ª rodada
Grêmio 5x0 Sport
Corinthians 0x1 Atlético-GO
Diferença: sete pontos
23ª rodada
Vasco 1x0 Grêmio
Santos 2x0 Corinthians
Diferença: sete pontos
24ª rodada
Grêmio 0x1 Chapecoense
Corinthians 1x0 Vasco
Diferença: 10 pontos
25ª rodada
Bahia 1x0 Grêmio
São Paulo 1x1 Corinthians
Diferença: 11 pontos
Obs.: o Grêmio perdeu o 2º lugar para o Santos
26ª rodada
Grêmio 1x0 Fluminense
Cruzeiro 1x1 Corinthians
Diferença: nove pontos
27ª rodada
Grêmio 0x1 Cruzeiro
Corinthians 3x1 Coritiba
Diferença: 12 pontos
28ª rodada
Coritiba 0x1 Grêmio
Bahia 2x0 Corinthians
Diferença: nove pontos