Com 61 jogos já realizados nesta temporada, o Grêmio enfrenta dificuldades de toda ordem para repetir o time de uma partida para a outra. A última vez em que conseguiu utilizar uma escalação em dois compromissos seguidos foi há quase três meses ou 20 jogos: entre os confrontos com Avaí e Flamengo pelo primeiro turno do Brasileirão.
Embora tenha perdido em casa por 2 a 0 para os catarinenses, o técnico Renato insistiu com a mesma formação ao enfrentar os cariocas na Ilha do Urubu. E teve sucesso, já que venceu por 1 a 0, gol de Luan.
Curiosamente, no último jogo em que repetiu o time, Renato não pôde contar com o goleiro Marcelo Grohe, que estava afastado por uma lesão sofrida no joelho esquerdo: o garoto Léo foi titular. Outra baixa foi o atacante Pedro Rocha, que havia sentido lesão muscular. Em seu lugar, atuou Fernandinho, que, depois da venda do atacante ao Spartak-RUS, assumiu a titularidade da equipe.
Desde então, acumularam-se lesões, cartões amarelos e jogos em que Renato decidiu poupar seus titulares. Além disso, a chegada de reforços, como o goleiro Paulo Victor e o atacante Arroyo, e promoção de garotos da base como Patrick e Dionathã, contribuíram para o rodízio de atletas feito pelo treinador.
Ainda assim, Renato conta com jogadores que estão próximos de completar 50 jogos. Os recordistas neste ano são Ramiro e Everton, com 48 partidas, Fernandinho, 46, e Marcelo Grohe e Kannemann, com 45.
Veja a última escalação repetida por Renato nos jogos com Avaí e Flamengo:
Léo; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur; Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.