Confirmada nesta semana, a transação por empréstimo de Miller Bolaños do Grêmio para o Tijuana do México, não deixou mágoa na torcida gremista. O equatoriano, contratado como destaque em fevereiro de 2016, pouco fez nestes 18 meses de atuação no Rio Grande do Sul. Sofreu com lesões e por fim, pediu para deixar Porto Alegre. A nova casa de Miller fica na fronteira do México com os Estados Unidos. É considerada por muitos como "a porta de entrada do México ou a esquina da América Latina".
A cidade de Tijuana, localizada no Estado da Baixa Califórnia, tem cerca de 1 milhão e meio de habitantes. Faz fronteira com San Diego, nos Estados Unidos, e está a apenas 200 quilômetros de Los Angeles. O Club Tijuana Xoloitzcuintles de Caliente foi fundado em 2007. A iniciativa partiu de um conjunto de empresários, liderados pelo Grupo Caliente. O grupo é um grande conglomerado que possui um galgódromo (local de corrida de cães), hotéis, centros comerciais e cassinos, presentes em 19 Estados do México. O proprietário é o engenheiro mecânico Jorge Hank Rhon, de 61 anos. Ele já foi Prefeito de Tijuana e sonha em ser Governador da Baixa Califórnia pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), o mesmo do atual Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
Ainda hoje, o Grupo Caliente manda e desmanda no Tijuana. É o maior patrocinador, leva o nome do Estádio e tem na Presidência do clube, um descendente da família proprietária da empresa. Jorgealberto Hank Insunza está com 32 anos e é um dos 19 filhos de Jorge Hank Rhon. As relações do dono do Grupo Caliente extrapolam, em alguns momentos, os limites da lei. Em junho de 2011, Hank Rhon ficou preso por 10 dias, depois que o exército encontrou na casa dele, 88 armas, dos mais variados calibres, além de 9 mil cartuchos em munição. Dois anos antes, ele também foi detido por uma suposta participação em um assassinato de uma mulher. Nada foi comprovado e Hank Rhon liberado 7 horas depois.
Leia mais
Empresário confirma saída de Bolaños para o Tijuana-MEX, e jogador viaja nesta sexta
Veja quanto o Grêmio vai receber com a saída de Miller Bolaños
Leonardo Oliveira: resta ao Grêmio torcer para que Bolaños seja feliz na fronteira com os EUA
ESTÁDIO
O Tijuana manda seus jogos no Estádio Caliente. O nome é em homenagem ao Grupo patrocinador da equipe. A capacidade é para 33 mil torcedores e a grama é artificial.
TÍTULOS
Nestes 10 anos, o Tijuana tem um título do Torneio Apertura da Divisão de Acesso em 2010 (espécie de 3.ª Divisão mexicana), um título do Torneio Clausura do Acesso em 2011 (espécia de 2.ª Divisão) e um título mexicano do Torneio Apertura da 1.ª Divisão em 2012.
OS XOLOS
O Tijuana tem como mascote o "Xolo". É o cão pelado, oriundo do México, sem pelos. É uma raça muito antiga, com cerca de 3 mil anos.
LIBERTADORES 2013
O Tijuana foi bem na sua única participação na Copa Libertadores da América. Em 2013, o time treinado pelo argentino Antônio Mohamed chegou às Quartas de Final e foi eliminado pelo Atlético/MG. Naquela partida histórica, no Estádio Independência em Belo Horizonte, os mexicanos tiveram um pênalti aos 48 minutos do segundo tempo. Se marcassem o gol, estariam nas semifinais. Mas o colombiano Riascos chutou mal e o goleiro Victor, com o pé, defendeu. O Galo passou adiante e seria o campeão da competição. Antes de cair diante dos mineiros, o Tijuana havia eliminado o Palmeiras nas Oitavas de Final e enfrentado o Corinthians na Fase de Grupos.
MOMENTO ATUAL
O Tijuana ocupa atualmente a 7.ª colocação no Torneio Apertura 2017/2018 do Campeonato Mexicano. Tem 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas em 7 rodadas. Volta a campo no dia 10 de setembro quando enfrenta o Pumas, no Estádio Universitário da Cidade do México.Na Copa México, o time lidera o Grupo 4 com 6 pontos em 4 jogos. Para passar as Oitavas precisa torcer para que o Puebla não vença o Atlante em Cancún, dia 13 de setembro.Desde o fim de maio, o Tijuana é treinado pelo argentino Eduardo Coudet, que agora em setembro completa 43 anos. Coudet estava no Rosário Central e foi responsável pela eliminação do Grêmio na Libertadores 2016. Junto com ele no Tijuana estão alguns conhecidos do futebol sul-americano:
DONATTI - 30 anos - zagueiro - ex-Rosário Central (ARG). Atuou recentemente no Flamengo;
MATÍAS AGUIRREGARAY - 28 anos - lateral - filho o ex-zagueiro do Inter na década de 80, Aguirregaray. Matías nasceu em Porto Alegre;
MUSTO - 30 anos - volante - ex-Rosário Central (ARG), que foi pretendido pelo Grêmio;
PIZANO - 25 anos - meia - ex-Cruzeiro e Santa Cruz do Recife;
BOU - 27 anos - atacante - ex-Racing, goleador da Libertadores 2015;
ITURBE - 24 anos - atacante - ex-Roma, argentino naturalizado paraguaio.
Na última temporada (2016/2017), o Tijuana chegou as semifinais do Torneio Clausura e acabou eliminado pelo Tigres (maio de 2017). Já no Apertura caiu nas Quartas para o León (novembro de 2016). Na Copa México, o time também parou nas Quartas, eliminado pelo Monarcas Morelia (março de 2017).