Antes do treino da tarde de segunda-feira, os jogadores do Grêmio realizaram um exame antidoping surpresa no CT Luiz Carvalho. O procedimento foi realizado por membros da Comissão Antidopagem da CBF e analisou 25 atletas do grupo comandado por Renato Portaluppi.
O exame é rotineiro e já foi realizado em vários clubes da Séries A e B do Brasileirão. Os jogadores do Inter, por exemplo, passaram pelo mesmo procedimento há três semanas. O mesmo ocorreu com clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco na semana passada.
Leia mais
Os bastidores da queda de desempenho de Bolaños no Grêmio
Como a imprensa mineira aguarda o jogo entre Cruzeiro e Grêmio
Árbitro "polêmico" apitará a semifinal entre Grêmio e Cruzeiro
– A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) está realizando testes fora dos jogos, como já se faz em outros esportes. Trata-se de uma exigência da Agência Mundial Antidoping (WADA). Além do que já é feito após as partidas, vamos seguir fazendo estes exames fora do contexto da competição – explica Ivan Pacheco, diretor médico da Federação Gaúcha de Futebol e membro da ABCD, que coordenou a realização dos exames.
Entre os atletas que fizeram os exames estão Bolaños e Arroyo, que já foram flagrados no antidoping quando atuavam no Equador. Segundo Pacheco, o resultado dos exames só deve ser conhecido daqui 10 dias. A análise das 25 amostras de urina e 10 de sangue coletadas de 25 jogadores será realizada em um laboratório do Rio de Janeiro.
ZHESPORTES