Alvo do Atlético de Madrid, o atacante do Grêmio, Luan, teria que se adaptar a um novo esquema e enfrentar uma concorrência pesada caso acerte com o clube do técnico Diego Simeone. O clube espanhol conta no momento com cinco atacantes no grupo principal: Antoine Griezmann, Fernando Torres, Kevin Gameiro, Angel Corrêa e Luciano Vietto.
Simeone costuma utilizar no Atlético un 4-4-2 clássico, com duas linhas de quatro bem definidas e uma dupla de ataque móvel. Trata-se de uma formação bem diferente do 4-2-3-1 utilizado por Renato Portaluppi no Grêmio.
– No ataque titular do Atlético de Madrid, jogam Griezmann e mais um. Esse companheiro do francês varia bastante, porque fica entre Fernando Torres e Kevin Gameiro. Acho que o Luan pode atuar nessa posição, como um companheiro do Griezmann. Pelo lado (na linha de meio-campistas), acho que ele não conseguiria se adaptar muito rápido, porque os jogadores normalmente fazem uma função defensiva muito pesada – opina o jornalista Felipe Lobo, do site Trivela, especialista em futebol internacional.
Leia mais
Grêmio x Atlético-PR: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Gustavo Manhago: Atlético-PR vive novo momento antes de encarar o Grêmio pela quarta vez no ano
Luan, do Grêmio, lidera ranking de assistências neste Brasileirão
Já o colunista online de Zero Hora, André Baibich vê uma semelhança de características entre Luan e Griezmann, mas acha que o brasileiro tende a se adaptar ao modelo de jogo do Atlético de Madrid.
– O Luan se encaixaria naturalmente em uma das vagas do ataque. Ele tem característica parecida com Griezmann, o craque do time, o que poderia lhe prejudicar na luta por uma vaga de titular. Vejo, porém, que uma dupla formada pelo francês e o jogador do Grêmio seria muito interessante pela capacidade técnica dos dois. E o Luan seria especialmente útil a um time que gosta do contra-ataque, como é o caso do Atlético – acredita Baibich.
O comentarista da ESPN Brasil, Gustavo Hofmann, por sua vez, também vê a função de segundo atacante como o lugar ideal para Luan no time de Simeone– Vejo o Luan, nesse esquema 4-4-2 do Atlético de Madrid, funcionando como um segundo atacante, porque aí ele teria a liberdade parecida com a do Grêmio, nao como um meia centralizado, mas como um segundo atacante com liberdade para buscar a bola no meio com o Saul, por exemplo – prevê Hofmann.
Conforme noticiado por Zero Hora, o Atlético de Madrid apresentou uma proposta de 20 milhões de euros por Luan. No entanto, como o clube espanhol está punido pela Fifa por contratação irregular de jovens atletas, o jogador só poderia ser inscrito na temporada europeia em janeiro de 2018, ficando no Grêmio, portanto, até dezembro de 2017.
*ZHESPORTES