Atenção, grupo de jogadores do Grêmio! Isso é um alerta, não as trombetas do apocalipse. O jogo da noite desta quarta-feira acendeu a luz alta na cara de todos nós. Mais do que isso, colocou em dúvida a postura do melhor time que vimos vestir a camiseta do Tricolor em anos.
Copa, além de técnica, se ganha com postura. Enquadrando adversário. Senti falta disso nas duas partidas contra o Cruzeiro. O time do Botafogo, nosso adversário na Copa Libertadores, chegou às quartas de final com postura. Em torneio deste naipe, repito, é preciso mais do que o bom futebol. E nesta quarta, todo aquele brilho no olho, foi ofuscado pela vontade da equipe mineira.
Leia mais:
Grêmio errou 40% dos pênaltis batidos na temporada
Tudo o que você precisa saber sobre a eliminação do Grêmio para o Cruzeiro
A projeção dos próximos jogos de Grêmio e Corinthians no Brasileirão
Em mata-mata, eu acredito muito no time que faz uma falta por minuto nos primeiros instantes de jogo. Parece bobagem, mas isso desestabiliza o adversário. Foi isso que o Cruzeiro fez no Mineirão. Revezou os atletas que cometiam faltas. O Grêmio, para nossa infelicidade, acusou.
Mano Menezes anulou o melhor setor do Grêmio, com seis jogadores no meio-campo. Deixou as alas livres para Edílson e Cortes, que fizeram partida ruim. Ramiro, nosso motor na meia cancha, jogou muito abaixo do que ele pode produzir. Foi quem eu mais senti falta nos quatro tempos contra o time mineiro. No contronto, em apenas um dos tempos o Grêmio foi o melhor. E aí, ironicamente, está os 3 a 1 do Mano, já que ele foi melhor no segundo tempo na Arena e ontem durante os 90 minutos.
Leia também:
Lições da derrota e retomada na Libertadores: a repercussão da eliminação do Grêmio
Cotação ZH: veja as notas dos jogadores do Grêmio na eliminação para o Cruzeiro
Renato lamenta eliminação com erros de pênaltis: "Nós treinamos muito"
Se espelhem na resiliência de Bressan. Que ouviu, leu, e seguiu trabalhando. Nunca brigou com a torcida. Nesta quarta, coube a ele, ser o mais próximo do que o torcedor sonha ver de quem veste a pesada camiseta do Grêmio. Foi raçudo, espanou tudo, encarou os adversários. O Bressan foi fantástico.
Aos jogadores do Grêmio, mais do que o alerta, é preciso uma reflexão. Resgatar a energia. Vontade de vencer vem com suor. Não se vence sempre que quer. Não se faz gol ao natural. Se faz com suor. Vocês já fizeram isso.Têm plena confiança da torcida. Mas é preciso que fiquem ligados. Ou este grupo de jogadores será a geração que, literalmente, bateu na trave.