Técnico responsável por lançar Luan no Grêmio, Enderson Moreira, hoje líder da Série B com o América-MG, comemora o amadurecimento do meia-atacante. Depois de 200 jogos com a camisa do Grêmio, Luan virou venceu a implicância da torcida e virou unanimidade na Arena. Enderson aposta em um futuro do seu pupilo na Seleção e na Europa. Confira a entrevista.
Como você puxou Luan para o time principal do Grêmio em 2014?
O Luan estava se destacando no sub-20 e acompanhei alguns jogos. Achei-o um jogador interessante. Conversei com o Rui Costa, na época diretor-executivo, para que pudesse integrá-lo ao profissional. Foi nesse momento, ele com os treinos, mais próximo da gente, percebemos o altíssimo nível dele.
Como avalia o crescimento dele de 2014 para cá?
O Luan teve um crescimento fantástico. Como todo jogador jovem, teve alguns momentos de dificuldades. Foi cobrado, e a gente sabe que o menino é pressionado para poder resolver situações. Às vezes, não está tão preparado para poder ser o protagonista de uma equipe profissional, principalmente da grandeza do Grêmio. Teve momentos em que as pessoas até duvidaram do potencial dele. Mas conseguiu, de forma brilhante, consolidar seu crescimento e sua capacidade de jogo.
Você imaginava que podia atingir o nível de hoje?
Desde o primeiro momento em que começou a treinar no profissional, percebia que tinha algumas características que poderiam projetá-lo para este altíssimo nível. É um jogador rápido, de muita técnica, que às vezes conseguia sair de situações complicadas com naturalidade. Aos poucos, foi conquistando seu espaço e se tornou peça fundamental já em 2014. Na sequência, esse protagonismo ficou mais forte. A cada dia, está mais maduro.
O Luan está pronto para atuar na Europa?
Ele é um jogador top de linha. Vai, muito em breve, jogar em alguma das principais ligas do mundo. Claro, que como todo atleta, precisa continuar evoluindo e se adaptar rapidamente à realidade do futebol europeu. Acredito que, muito em breve, Luan será referência de um grande time europeu.
E na Seleção? Merece ser chamado por Tite?
Tenho convicção de que o Tite está acompanhando-o. Mas claro que tudo vai depender daquilo que está sendo construído pelo Luan no Grêmio. Com este desempenho, deveria ser convocado. Se for negociado para um time de fora, da Europa, é importante que possa buscar seu espaço e protagonizar boas jogadas para se adaptar rápido. Isso o deixará mais próximo de uma convocação e da oportunidade única de disputar uma Copa do Mundo.