Quem não sabe cobrar pênalti, não leva o Brasileirão. Pela segunda vez, o Grêmio perdeu em casa ao desperdiçar penalidade de forma ridícula. Edílson virou companheiro de Luan na lista de cobranças lamentáveis, sem a devida seriedade. O 2 a 0 do Avaí praticamente encerra qualquer sonho de título brasileiro. Em julho, o líder Corinthians abriu 10 pontos para o Grêmio.
Era jogo para ganhar com folga, já que a missão do Avaí é não cair. Quando o árbitro assinalou pênalti, já no segundo tempo, era abrir a porteira. Depois de Luan caminhar até a bola e recuá-la para Cássio, Renato bancou Edílson. Nosso lateral pecou por excesso de balaca. Tomou distância, fez cara de macho e telegrafou a patada no meio do gol. Facilitou a vida do goleiro Douglas, melhor jogador em campo.
Leia mais:
Grêmio perde para o Avaí na Arena e se distancia da liderança do Brasileirão
Cotação ZH: veja as notas dos jogadores do Grêmio na derrota para o Avaí
Leonardo Oliveira: o Grêmio errou muito e pagou a conta com a derrota
Veja a tabela do Brasileirão
Edílson deveria ser multado por cobrança tão deprimente. Nem em rachão se chuta assim. Nada contra a paulada firme no meio, mas tudo contra telegrafar a batida. Pela segunda vez em casa, o Grêmio perde pontos preciosos por errar pênalti. A distância para o líder Corinthians estaria na metade. Pelo andar do Brasileirão, a meta agora é evitar o desânimo e brigar por G-6, mantendo o foco no mata-mata da Copa do Brasil e Libertadores.
O Grêmio estacionou de forma preocupante. Mantém o estilo invejável de jogo, mas parou de somar pontos. É a terceira derrota consecutiva, a segunda como mandante, ambas com titulares - os reservas tombaram fora diante do Palmeiras. Agora, na quinta-feira tem o Flamengo fora de casa. Ou seja, o posto de vice-líder pode se ir de vez.
Merecedor dos elogios pela boa temporada azul, Renato errou neste domingo. Escalou mal ao apostar em Fernandinho na vaga de Pedro Rocha. Everton é mais efetivo, mas nosso técnico guarda a foto de Fernandinho na carteira. Renato escolheu mal o batedor do pênalti e, depois, mexeu errado ao sacar Arthur. Bagunçou cedo o time. Levamos 2 a 0 em duas escapadas.
A derrota também passa pela atuação de gala de Douglas. Foi um festival de defesas difíceis e medianas. Foi firme em todos os chutes de longe, ágil nos desvios, preciso na conclusão de Barrios e inteligente ao rebater o presente de Edílson. Bem retrancado, forçando o Grêmio a trocar passes e a alçar bola para apenas um homem de área, o Avaí repetiu com êxito o Corinthians. Contando com a pontaria desastrosa do Imortal nas penalidades.
Se o Brasileirão vai dando tchau, ainda temos Copa do Brasil e Libertadores. Dois torneios em que, vira e mexe, se define o futuro na marca penal. O Grêmio acerta o pé, ou terminará sem títulos um ano mais do que promissor.
Acompanhe o Grêmio no Gremista Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES