Mais uma vez o Grêmio deixou pontos escaparem no Brasileirão por desperdiçar um pênalti. Contra o Corinthians, Luan teve a chance de empatar o jogo, mas parou em Cássio. No último domingo (9), foi Edílson quem perdeu a chance. O chute forte, no meio do gol, foi defendido por Douglas. Nos minutos seguintes, o Avaí conseguiu abrir o placar e tirou três pontos que estavam no planejamento gremista. Na temporada, de 11 oportunidades, os batedores gremistas perderam quatro.
O técnico Renato Portaluppi adotou um sistema especial para definir o cobrador de pênaltis. Luan, Edílson e Lucas Barrios são as três opções prioritárias, com o treinador determinando na hora da partida quem terá a responsabilidade.
Leia mais
Grêmio recebe sondagem "muito forte" por Luan e risco de saída aumenta
Grêmio aceita pedido e libera Gata Fernández para buscar novo clube
Grohe será reavaliado e pode jogar com proteção no joelho contra o Fla
Miller Bolaños também costuma trabalhar o fundamento nos treinos, enquanto Arthur era o cobrador oficial na Transição e no sub-20. Lesionados, Léo Moura, Maicon e Douglas são as outras opções de Renato.
– Quem decide sou eu. Acontece. Eles treinam todos os dias. Tenho cinco, seis batedores. Erraram. Fazer o que? A gente treina.Desperdiçamos uma grande chance de sair na frente. O Edílson bate forte. Pedi para ele bater. Perdeu. Não é por falta de treinamentos. É continuar trabalhando – disse Renato após o jogo contra o Avaí.
Para o coordenador técnico Valdir Espinosa, os quatro pênaltis perdidos em 11 cobrados na temporada não justificam um temor maior na comissão técnica. Espinosa confia que o aproveitamento nos treinamentos, principalmente os feitos nas vésperas da partida, irá aumentar a confiança dos jogadores.
- É algo que é bastante repetido nos treinos. E temos acertado muito mais do que erramos. Mas o peso de uma cobrança no treino é diferente de um no calor do jogo. Por isso o Renato define os cobradores na hora. Os fatores da partida fazem diferença - comentou.
Na temporada, o Grêmio perdeu quatro pênaltis. Luan desperdiçou contra Zamora e Guarani-PAR, pela Libertadores, e também não converteu contra o Corinthians, pelo Brasileirão. Edílson teve sua cobrança defendida por Douglas, do Avaí.
Convertidos:- Luan (Juventude)- Luan (Zamora-Barinas)- Luan (Zamora-Arena)- Edilson (VEC)- Barrios (Vasco)- Miller (Iquique)- Fernandinho (Sport)Desperdiçados- Luan (Zamora)- Luan (Guarani-PAR)- Luan (Corinthians)- Edilson (Avaí)