Os jornais argentinos são unânimes na repercussão: a derrota do Godoy Cruz para o Grêmio, em casa, tornou muito complicada a situação do time de Mendoza nas oitavas de final da Libertadores. A imprensa argentina lembra que o clube tem pouca tradição e foi impactada pelo gol logo no primeiro minuto do jogo.
"Houve um golpe inicial, aos 44 segundos, a favor do Grêmio, que soube aproveitar a ingenuidade de última linha da equipe de Bernardi. (...) Não é facil ganhar no Brasil. Menos ainda quando não há uma história por detrás que possa revitalizar a equipe", diz o jornal Olé.
Leia mais:
Gustavo Fogaça: por que o Grêmio joga o melhor futebol do Brasil
VÍDEO: Potter faz apelo para europeus comprarem os jogadores do Grêmio
Com sete pontos no joelho, Marcelo Grohe está fora da partida contra o Avaí
O Lá Nación, de Buenos Aires, lembra que o time ainda pode sofrer um desmanche até o jogo de volta. "O sonho do Godoy Cruz de seguir fazendo história na Copa Libertadores necessitará de um capítulo épico. O time do Grêmio marcou território e a derrota por 1 a 0 obriga a reverter o quadro na partida de volta das oitavas de final, dia 9 de agosto, em Porto Alegre. Lá, o técnico Bernardi não contará com o goleiro Rodrigo Rey, vendido ao PAOK Salóncia (Grécia), ainda que a sangria possa ser maior: Guillermo 'Pol' Fernández tem uma oferta da Turquia; Gastón Giménez, Santiago García e Abecasis podem seguir o mesmo caminho", diz a publicação.
O Los Andes, diário local da região de Mendoza, disse que o Godoy Cruz viu o seu plano de jogo ruir com o gol de Ramiro. "A tática e a estratégia se vão para o diabo quando uma equipe converte um gol aos 40 segundos de jogo. O gol do Grêmio, quase desde os vestiários, modificou toda a planificação de um duelo determinante para o futuro do Godoy Cruz na Copa Libertadores da América", aponta o periódico.
No jogo de volta, na Arena, o Grêmio se classifica com qualquer vitória ou empate. O Godoy Cruz terá que vencer por dois gols de diferença – ou um de diferença, desde que marque pelo menos duas vezes. Uma vitória do Godoy Cruz por 1 a 0 levaria a decisão para os pênaltis.