Marcado para o dia 30 de agosto, e válido pela 17ª rodada do Brasileirão, o jogo entre Grêmio e Santos, deverá inaugurar uma nova iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para facilitar a chegada dos torcedores à Arena do Grêmio.
Neste dia, conforme Zigomar Galvão, gerente de fiscalização de trânsito da empresa, haverá a inversão de trânsito de parte da rua Voluntários da Pátria, no trecho mais próximo da Arena.
O objetivo é diminuir um dos maiores pontos de reclamação da torcida em dia de grandes jogos, em que o público é superior a 30 mil pessoas. O recorde de reclamações verificou-se no jogo entre Grêmio e Corinthians, dia 25 de junho, quando mais de 50 mil torcedores estiveram presentes ao estádio.
Leia mais:
Cadastro biométrico não será exigido para Grêmio e Ponte Preta
Arroyo pode ficar à disposição de Renato na próxima semana
A inversão completa do trânsito na Voluntários ainda é analisada com cuidado. A EPTC considera que possa haver riscos para a segurança de torcedores que costumam caminhar sobre a pista.
Zigomar Galvão concorda que o acesso é complicado, bem como a saída do estádio. Uma medida que desafogaria o trânsito, conforme sua avaliação, é a opção pelo transporte coletivo. E também a mudança do horário de saída de casa.
– O torcedor costuma chegar em cima da hora. E a opção pelo transporte coletivo diminuiu muito nos últimos anos. Precisa ser retomada – entende o gerente.
Ao deixar o carro em casa, o torcedor terá como benefício o acesso mais rápido ao estádio. Quanto maior o número de carros, mais difícil o acesso aos estacionamentos E 1 e E 2, cujo acesso se dá pela Voluntários. Domingo passado, no jogo contra o Avaí, uma alteração no tempo das sinaleiras tornou mais rápida a chegada, informa a EPTC