O Corinthians mostrou na Arena que o Grêmio tem pontos a melhorar para erguer novos canecos. A chance de assumir a liderança do Brasileirão se converteu em frustração por uma derrota com frango do goleiro e pênalti perdido de forma displicente pelo melhor jogador do time.
Com a derrota na Arena tomada por mais de 50 mil tricolores, o Grêmio viu o Corinthians abrir quatro pontos na liderança, sendo que nas próxima rodadas os reservas entrarão em campo, ou seja, a chance de novos tropeços é grande.
Leia mais:
Leonardo Oliveira: era jogo para erro zero, mas o Grêmio cometeu dois
Zini: Corinthians dá um forte choque de realidade no Grêmio na Arena
"Por detalhes", explicam jogadores do Grêmio após derrota para o Corinthians
Cabe ao torcedor manter o apoio, repetir o grande público contra o Furacão pela Copa do Brasil. Não podemos deixar que o revés desmanche o belo trabalho feito até aqui, que pode resultar em títulos. Terra arrasada não adiantará de nada. A derrota precisa ter efeito pedagógico para que o time corrija os erros expostos pelo forte, organizado e eficiente Corinthians.
O primeiro defeito está no gol. Em um jogo parelho, contra um time que se defende muito bem, Marcelo Grohe levou gol pelo meio das pernas (fez uma excelente defesa no primeiro tempo), enquanto Cássio pegou pênalti. Dos titulares gremistas, Grohe tem o pior desempenho no Brasileirão. Foi expulso por cera, sofreu gol ao cair com a bola dentro do arco e, agora, falhou em partida estratégica.
Grohe já deu a volta por cima em outros momentos e, acredito, trabalhará para isso. Ele não pode continuar a comprometer assim, pois arriscará uma temporada promissora.
Craque do time, Luan aprende a bater pênalti ou entrega o posto de principal cobrador. Foi constrangedora a batida caminhando. Chute fraco, quase um recuo. Seria o empate. Esse tipo de cobrança aumenta as chances do goleiro, já que a bola sai mais devagar, logo, o tempo de reação permite a defesa.
O Corinthians, aliás, soube neutralizar Luan. O forçou a rodar com a bola longe da área, tirando a objetividade do Grêmio. Marcando com os 11 da intermediária defensiva para trás, o líder impediu as tabelas entre as linhas, armas letais do Grêmio. Criamos apenas uma chance clara com bola rolando em 90 minutos, também perdida por Luan. Fica a necessidade de buscar alternativa para encarar o repeteco da fórmula.
Renato poderia repensar o uso de Fernandinho pela direita. O lance de cortar para dentro e finalizar de canhota ocorre raramente. Contra o Coxa, o atacante fez o gol pela esquerda. Neste domingo, quando recebeu em condições de definir pela direita, não bateu e rasgou a chance do empate.
Apesar da tristeza momentânea, sustento o otimismo e o apoio ao Grêmio. Esse tropeço não pode diminuir o ritmo para Copa do Brasil e Libertadores. Hoje durmo chateado, mas amanhã já desperto querendo ainda mais ver o meu time vencer.
*ZHESPORTES