Em junho, o Grêmio focará suas energias no Brasileirão. Neste mês, a equipe gaúcha ganhará folga da Libertadores, que terá o início das oitavas em julho, e tem o primeiro jogo das quartas da Copa do Brasil previsto para o dia 28.
O planejamento é manter o alto rendimento de maio, em que a equipe obteve 71% de aproveitamento, o que foi comemorado pelo presidente Romildo Bolzan.
Leia mais
Devido ao mau tempo, Grêmio cancela treino desta quinta-feira
Atento a assédio europeu, Grêmio quer 24 milhões de euros por Luan
Grêmio está invicto fora de casa na Copa do Brasil desde 2013
– Era um mês decisivo. Tínhamos a arrancada no Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Brasil. Poderíamos terminar o mês muito bem ou em crise. Terminamos o mês de forma esplendorosa – entende o presidente.
Mas o Grêmio não terá descanso em junho. Com jogos a cada três dias, em média, Renato não contará com uma semana livre para treinos. Até por isso, não descarta poupar atletas em algumas partidas.
– O jogador sempre quer jogar, eles ficam até um pouco aborrecidos. Temos que pensar com a cabeça, sabíamos que seria melhor poupar contra o Sport. Provamos que estávamos certos. Imagina a equipe principal naquele campo pesado? – explicou Renato.
Neste mês, o Grêmio terá sete jogos no Brasileirão para recuperar a liderança. Em quarto lugar na tabela, com seis pontos, o time de Renato está um ponto atrás dos líderes Chapecoense, Corinthians e Cruzeiro, que somam sete.
A equipe gaúcha terá confronto direto com todos neste mês. O primeiro, dia sete, será com a Chape na Arena Condá. No dia 19, o Grêmio irá até Belo Horizonte encarar o Cruzeiro no Mineirão. Fechando junho, recebe o Corinthians na Arena, dia 25.
Curiosamente, o time de Renato tem jogos programados para duas segundas-feiras consecutivas. No dia 12, encara o Bahia na Arena e no dia 19 enfrenta o Cruzeiro. Os dois jogos estão marcados para as 20h, em horário que é determinado pela TV.
Vale lembrar que o Grêmio também está classificado para as quartas de final da Primeira Liga. Mas o torneio amistoso só voltará a ter partidas no fim de agosto. Ainda assim, a competição não é prioridade e será disputada com reservas.
Os oito jogos do Grêmio no mês de junho
4/6 - Vasco (Arena)
Para ganhar. Mesmo que a equipe de Milton Mendes venha embalada pela vitória sobre o Fluminense no clássico da última rodada, o Grêmio tem mais qualidade do que os cariocas e terá o apoio da torcida.
7/6 - Chapecoense (Chapecó)
Complicado. Encarar a Chapecoense na Arena Condá não é fácil. O time vive grande momento após o título catarinense e largou com duas vitórias e um empate no Brasileirão, alcançando a liderança da competição.
12/6 - Bahia (Arena)
Para ganhar. Com a saída de Guto Ferreira e a chegada de Jorginho, o time baiano passa por momento de transição. E ainda perdeu o meia Régis, principal destaque do time, que para por 30 dias por lesão.
15/6 - Fluminense (Rio)
Empate serve. Quinze dias após bater os cariocas na Copa do Brasil, o Grêmio voltará ao Rio. Todo cuidado é pouco: o Flu tem boa largada no Brasileiro e conta com os gols de Henrique Dourado, que marcou 16 vezes esse ano.
19/6 - Cruzeiro (Belo Horizonte)
Complicado. No Mineirão, o time de Mano Menezes promete ser uma pedreira para o Grêmio. Com nomes como De Arrascaeta e Thiago Neves em boa fase, a equipe conta com o artilheiro Ábila, que fez 11 gols no ano.
22/6 - Coritiba (Arena)
Para ganhar. Dentro de casa, o Grêmio deve se impor sobre os paranaenses. Mesmo que o Coxa tenha boa largada no Brasileiro, também somando seis pontos nas primeiras rodadas, o time de Renato tem mais qualidade.
25/6 - Corinthians (Arena)
Complicado. Encarar o time paulista sempre é um clássico. Embalada pelo título do Paulistão e também pelo bom início no Brasileirão, a equipe de Fábio Carille tem no trio Jadson, Rodriguinho e Jô seu maior destaque.
28/6 - Ida das quartas da Copa do Brasil
Adversário e mando dos confrontos serão definidos em sorteio que será feito pela CBF na segunda-feira.
ZHESPORTES