Chegou a vez de Gata Fernández. No jogo contra o Zamora-VEN, em que o Grêmio busca confirmar a primeira colocação do grupo 8 da Libertadores, o argentino tem a oportunidade de confirmar o prestígio que o fez vestir a camisa de River Plate, Racing, San Lorenzo e Estudiantes, quatro dos principais clubes de seu país. Uma rara chance em um time com uma fotografia que pouco se altera.
O espaço surge com a suspensão de Ramiro, expulso frente ao Iquique. Gata deve atuar centralizado, como gosta, o que determinará que Luan ocupe o lado direito do ataque. O ataque se completa com Pedro Rocha e Lucas Barrios.
Campeão da Libertadores de 2009 pelo Estudiantes-ARG, treinado por Alejandro Sabella, com direito a gol na decisão contra o Cruzeiro, no Mineirão, o meia chegou ao Grêmio em março, ao custo de R$ 1,2 milhão.
Só que, com o meio-campo do time ajustado desde o ano passado, não lhe sobrou espaço para se afirmar com uma sequência de partidas.
Leia mais:
Na véspera de jogo contra o Zamora, Renato mantém mistério sobre a equipe
A primeira chance foi contra o Veranópolis, dia 19 de março, na Arena, mas ele só esteve em campo nos 13 minutos finais. Seu melhor desempenho foi também contra o Veranópolis, dia 2 de abril, já pelas quartas de final do Gauchão. Nesta partida, substituiu a Pedro Rocha e, também em 13 minutos, deu um chute a gol a fez uma assistência a Barrios marcar. Na cotação de Zero Hora, levou nota 6.
Gata ainda receberia mais duas oportunidades, até sofrer lesão muscular dia 25 de abril. A volta foi em 14 de maio, contra o Botafogo, na abertura do Brasileirão, jogo em que entrou no lugar de Arthur.
– É um jogador que vai precisar de ritmo. Vem de lesão e isso atrapalha. Mas, nessas poucas chances, deu para ver que tem qualidade para bater na bola, bom passe e visão de jogo. E tem aquele estilo guerreiro de jogador sul-americano –analisa o ex-meia Carlos Miguel.
Coordenador técnico, Valdir Espinosa impressionou-se com a reação de Gata ao saber que poderia receber uma chance.
–Parecia um garoto que recebe a primeira oportunidade. É quase como se fosse uma estreia. É um jogador de muito bom comportamento. Agora, é ver como será seu entrosamento – comentou.
Leia mais:
Grêmio x Zamora: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
À espera da confirmação, Gata Fernández garante que já está ambientado. Ressalta a necessidade da vitória para que a equipe obtenha a vantagem de jogar em casa a segunda partida das oitavas de final. Diz que o espírito "da instituição" não permite ao Grêmio encarar o jogo sem seriedade. Sobre a falta de chances, atribui ao alto nível do grupo.
– Já passei da fase de adaptação, já estou instalado 110%. A única situação que se passa neste momento é que a equipe está em nível altíssimo em todas as linhas, principalmente na frente. Então, é difícil entrar– analisa o meia.
Como de hábito, Renato não antecipou a escalação. Na entrevista coletiva, aproveitou para pedir a presença da torcida e salientou os risco de um jogo que a teoria indica ser fácil.
– Muita gente acha que o Zamora não tem mais chances. Mas o futebol sempre traz muitas surpresas. Meu grupo está preparado e mobilizado. Já passei a ele a importância do jogo – disse.
Os números de Gata no Grêmio
Argentino atuou 255 minutos e só iniciou duas partidas, sem tê-las concluído
19/3 - Gauchão - Grêmio 1x1 Veranópolis
Entrou aos 32 do segundo tempo no lugar de Michel
22/3 - Gauchão - Novo Hamburgo 1x1 Grêmio
Entrou aos 16 do segundo tempo no lugar de Pedro Rocha
25/3 - Gauchão - Grêmio 4x0 Juventude
Entrou aos 21 do segundo tempo no lugar de Bolaños
29/3 - Gauchão - São Paulo 1x0 Grêmio
Iniciou a partida e foi substituído por Maxi Rodríguez aos 27 do segundo tempo 2/4 - Gauchão - Veranópolis 0x2 Grêmio
Entrou aos 32 do segundo tempo no lugar de Pedro Rocha
5/4 - Primeira Liga - Grêmio 1x0 América-MG
Iniciou a partida e foi substituído por Lincoln aos 24 do segundo tempo
8/4 - Gauchão - Grêmio 5x0 Veranópolis
Entrou aos 25 do segundo tempo no lugar de Bolaños
14/5 - Brasileirão - Grêmio 2x0 Botafogo
Entrou aos 35 do segundo tempo no lugar de Arthur