A vitória do Deportes Iquique foi exaltada e até encarada com tom de surpresa pelos jornais locais nesta quinta-feira. Um dia depois de o Iquique bater o Grêmio por 2 a 1 e tirar a invencibilidade tricolor na Libertadores, a imprensa chilena exaltou o feito e destacou o triunfo sobre o "gigante Grêmio".
"Em uma partida emocionante, o Deportes Iquique se impôs sobre o gigante Grêmio do Brasil, que chegava a Calama como tranquilo líder do Grupo 8 da Copa Libertadores", diz o jornal Estrella de Iquique.
Leia mais:
Grêmio responsabiliza o "homem de preto" por derrota para o Iquique
Diori Vasconcelos: arbitragem ruim e azarada no Chile
Leonardo Oliveira: se culpar arbitragem, Grêmio não dobrará esquina
O La Tercera destacou a força de vontade do Iquique. "O Iquique se nega a abaixar os braços. Venceram o Grêmio e deram uma nova demonstração de força, grupal e individual".
"A obrigação corria por conta dos visitantes", diz o jornal, que analisa uma atuação melhor do Grêmio no início do jogo, mas um crescimento dos chilenos com um "desconforto" da zaga gremista ao longo do confronto.
O site Soy Chile salienta que o Deportes Iquique ingressou na zona de classificação do grupo com a vitória em casa. "Uma vitória importante para o elenco de 'Pilo' Vera, a terceira seguida na Copa".
Para seguir na zona de classificação, o Iquique torce para que o Guaraní-PAR não vença o Zamora, nesta quinta-feira, na Venezuela. Os dois times fazem um confronto direto no Paraguai, dia 25 de maio, em duelo que provavelmente indicará o segundo classificado da chave – a vaga gremista está encaminhada.