O Grêmio é líder e 100% no Brasileirão. Com a vitória sobre o Atlético-PR por 2 a 0 na Arena da Baixada, nesse domingo, com gols de Luan e Lucas Barrios, o time de Renato Portaluppi chegou a seis pontos na tabela e supera o Fluminense no saldo de gols. O próximo jogo será na quinta-feira, contra o Zamora-VEN, na Arena, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Repetindo o mesmo time que venceu no meio da semana, o Grêmio não se assombrou com o gramado sintético da Arena da Baixada. Afinal, na última vez que jogou no estádio, na Copa do Brasil do ano passado, venceu o Atlético-PR na partida de ida das oitavas de final. Além disso, o time de Renato também treinou em campo artificial, em Curitiba, um dia antes do jogo.
Leia mais
Confira a tabela do Brasileirão
Cotação ZH: Ramiro é o melhor do Grêmio na vitória sobre o Atlético-PR
"O Rio Grande do Sul tem um time de Série A, jogando como time de Série A", alfineta vice do Grêmio
Mas, ainda que tivesse mais posse de bola, trocando passes na intermediária, o Grêmio não conseguia criar chances efetivas. Tanto que a primeira chegada foi do Atlético-PR, aos seis minutos, com Carlos Alberto, que esbanjava confiança após marcar o gol que classificou a equipe paranaense para a próxima fase da Libertadores.
No minuto seguinte, o Grêmio respondeu em jogada de bola parada: Luan cobrou falta na área e Geromel cabeceou por cima.
Ainda assim, as duplas de zaga levavam vantagem sobre os atacantes nos dois lados do campo. Quando o Atlético-PR se lançava à frente, as triangulações de Carlos Alberto, Pablo e Nikão esbarravam em Geromel e Kannemann. O mesmo ocorria com Pedro Rocha, Luan e Barrios, que não conseguiam superar Paulo André e Thiago Heleno.
Assim, o jogo se resumia à disputa por bola na intermediária e jogadas de ligação direta. O lance de maior polêmica da primeira etapa ocorreu aos 35 minutos, quando Matheus Rossetto finalizou da entrada da área e a bola explodiu no braço esquerdo de Kannemann. A arbitragem, no entanto, por considerar que o zagueiro estava com o braço junto ao corpo, não marcou pênalti.
Ao 38, Pedro Rocha tentou conclusão, mas Weverton defendeu sem dificuldades. O primeiro tempo foi de pouca qualidade.
Leia mais
Grêmio com futebol de líder
Renato valoriza atuação contra o Atlético-PR: "O Grêmio não deixou o adversário jogar"
Geromel destaca boa sequência do Grêmio após o Gauchão: "Estamos em uma crescente"
Depois do intervalo, os dois times acordaram. Mas quem abriu o placar foi o Grêmio. Com um minuto de jogo, Arthur deu belo lançamento para Ramiro, dentro da área, que desviou para Barrios ajeitar a Luan: o camisa 7, que não marcava há seis jogos, encheu o pé esquerdo e mandou no ângulo de Weverton: 1 a 0.
O Atlético-PR tentou reagir após o gol. Aos quatro minutos, Pablo fez boa jogada pela direita e cruzou para Eduardo da Silva cabecear por cima. Depois, Sidcley cruzou direto para o gol e Grohe subiu alto para fazer a defesa.
Mas o Grêmio tinha Ramiro. E foi dos pé direito dele que surgiu o segundo gol. Aos 13 minutos, após receber de Luan na ponta direita, o meia cruzou para Barrios, que desviou no canto de Weverton para marcar seu décimo gol com a camisa tricolor.
O terceiro quase veio com Pedro Rocha. Aos 27, Luan deixou o atacante livre na área, mas a conclusão, como de costume, foi em cima do goleiro.
O Atlético passou a pressionar o Grêmio nos minutos finais. E isso ocorreu graças a Marcelo Grohe, que recebeu o segundo amarelo por retardar a cobrança do tiro de meta e foi expulso. Assim, Renato teve de sacar Lucas Barrios e mandar o goleiro Léo Jardim a campo para assumir a meta.
Com um jogador a mais, o time paranaense teve três chances perigosas ao final do jogo. Aos 35, Otávio concluiu com perigo, perto do ângulo de Léo. Aos 37, a sobra foi de Nikão dentro da área, mas o jovem goleiro gremista salvou mais uma vez. Aos 38, foi a vez de Geromel desviar arremate de Douglas Coutinho e salvar o Grêmio. Mas a pressão paranaense não surtiu efeito: o Grêmio é 100% no Brasileirão.
BRASILEIRÃO – 2ª RODADA – 21/5/2017
ATLÉTICO-PR
Weverton; (A) Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno (A) e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto, Carlos Alberto (Guilherme, 19'/2ºT) e Nikão; Pablo (Douglas Coutinho, 10'/2ºT) e Eduardo Da Silva (Grafite, 18'/2ºT).
Técnico: Paulo Autuori.
GRÊMIO
Marcelo Grohe; (A) (V) Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur; (A) (Thyere, 42'/2ºT) , Ramiro (A), Luan e Pedro Rocha; (Jailson, 35'/2ºT); Lucas Barrios (A) (Léo Jardim, 31'/2ºT).
Técnico:Renato Portaluppi
Gols: Luan(G), a 1 min; Lucas Barrios(G), a 13min do segundo tempo.
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza, Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo (trio paulista).
Renda e público: não divulgados
Local: Arena da Baixada, Curitiba.
PRÓXIMO JOGO – LIBERTADORES
QUINTA-FEIRA, 25/5, 21H45MIN
GRÊMIO X ZAMORA-VEN
*ZHESPORTES