No primeiro treino em Calama, cidade de 135 mil habitantes, com altitude de 2,4 mil metros, Renato Portaluppi fez o esperado e deixou jornalistas e eventuais espiões que viram a atividade em dúvida sobre o substituto do lesionado Miller Bolaños.
No trabalho da tarde desta segunda-feira, feito após um confortável voo fretado de três horas, o técnico não indicou a presença de Arthur, Fernandinho ou Lincoln. Treinou com os três.
Pelo treino, no gramado sintético do Complexo Deportivo Villa Ayquina, ficou esboçado que Michel e Ramiro serão os dois volantes. Era para os dois jogadores que Renato passava mais instruções nas jogadas de saída de bola, o primeiro passo na transição entre meio-campo e ataque.
A partir daí, gerava-se uma dúvida entre jornalistas e possíveis espiões do Iquique, já que Fernandinho, Arthur e Lincoln ocupavam a mesma posição. O time se completava com Luan, Pedro Rocha e Lucas Barrios. Everton também foi testado.Embora já tenha na cabeça a formação, o técnico não fugirá do hábito de só divulgá-la apenas minutos antes do início da partida.
- Em cada oportunidade que se recebe, tem que entrar focado e dar o melhor. Quem entra tem que manter o nível de quem vem jogando e, se possível, elevar - destaca Fernandinho.
Leia mais:
Em treino no Chile, Renato indica retorno de Michel ao time titular do Grêmio
Adversário do Grêmio, Iquique enfrenta maratona de jogos
O poderio ofensivo do adversário, contudo, causa preocupação. Uma das armas do técnico Jaime Vera é o atacante Bielkiewicz. Na dramática vitória por 4 a 3 contra o Zamora, ele entrou nos minutos finais e reverteu uma situação que já parecia perdida.
Ele tem dois gols na competição, assim como o volante Rafael Coroca, de forte presença na área adversária para cabeceios. Foi dele um dos gols do Iquique na partida na Arena.
Outro que tem dois gols é o centroavante Álvaro Ramos, que mistura técnica e velocidade em arrancadas pelo lado esquerdo.O retrospecto do Iquique foi tema de conversa entre os jogadores e comissão técnica, tanto na viagem como nos últimos dias de treinamento.
De candidato a eliminado, o time chileno reabilitou-se com duas vitórias consecutivas sobre o venezuelano Zamora e agora já alça voos maiores. Se, antes, a meta era garantir a terceira vaga e credenciar-se à Sul-Americana, o Iquique agora já mira as oitavas, no lugar que parecia naturalmente reservado ao paraguaio Guaraní. As duas equipes decidirão seu destino dia 25, em Assunção.
- O time deles fez oito gols em dois jogos. Vem de duas vitórias consecutivas. Vai fazer o jogo da vida - alertou o atacante Fernandinho.
O empate também é considerado bom resultado. Ele garantirá a classificação, mas ainda não dará ao Grêmio a garantia da primeira colocação e dos benefícios em fases posteriores.
Mera questão de tempo, uma vez que o Zamora, o último adversário, já está eliminado e talvez use formação totalmente reserva dia 25, priorizando o campeonato venezuelano, em que ocupa a terceira posição, atrás de Tachira e Carabobo.