Técnico do São José desde setembro de 2015, China Balbino ganhou reconhecimento com o título do Interior e da Copa Caçapava no ano passado. O começo de Gauchão do Zequinha, no entanto, tem representado novos desafios para o treinador: o time ainda não venceu e nem marcou gols após três rodadas: foram dois empates em 0 a 0 e uma derrota para 1 a 0, na última segunda-feira, para o Novo Hamburgo.
Neste domingo, o time da Capital encara o Grêmio na Arena, justamente o palco em que China brilhou em 2016, ao comandar a vitória por 2 a 0 sobre a badalada equipe de Roger Machado. A ideia, segundo o treinador, é repetir aquele desempenho.
O que esperar deste domingo, contra um Grêmio que tem priorizado o Gauchão?
É um jogo difícil, com a realidade do Grêmio, o atual campeão da Copa do Brasil. Enfrentar a Dupla dentro da sua casa é sempre difícil. Sempre é difícil jogar na Arena, e esperamos fazer um bom jogo. A maioria das equipes entre nestes jogos mais defensiva, mas nós vamos procurar jogar um bom futebol.
Leia mais:
Mais um: Maxi Rodríguez lesiona a mão e desfalca Grêmio por um mês
Renato comemora ação de gremistas para fazer sua estátua: "Já havia pedido para o presidente"
Com desfalques, Renato deve apostar em Fernandinho como titular do Grêmio contra o São José
Como você explica este momento do São José, que entrou no Gauchão como um dos times mais cotados do Interior?
O momento que vivemos não é só do São José, mas do Gauchão como um todo: o Ypiranga não venceu, o Inter também não. O que fica é o sentimento de todos porque o São José fez um grande trabalho ano passado. A nossa responsabilidade aumentou. Nós construímos esse São José vencedor. O qu eme deixa satisfeito é o trabalho da defesa, que vem bem, enquanto no ataque ainda buscamos trabalhar sem o homem de referência, após termos perdido o Heliardo. Temos trabalhado no dia a dia para tirar o peso dos atacantes.
O que pode ser utilizado da vitória sobre o Grêmio na Arena, no ano passado, para o jogo deste domingo?
Aproveitamos bem o momento que vivíamos e fizemos um grande jogo. Construímos uma história, conseguimos neutralizar o Grêmio com um grande trabalho do goleiro Fábio. Tivemos grande felicidade. Mas é um novo momento, o Grêmio tem sua força. Vamos trabalhar para construir uma história bonita na Arena. Todos os jogos são importantes, mas contra a Dupla é diferente, os atletas se motivam.
Você se preocupa com este início ruim? Acredita que o São José possa correr riscos e brigar contra o rebaixamento?
Desde o primeiro jogo, isso é uma preocupação nossa. Passo sempre para os jogadores as nossas metas, e a primeira é escapar do risco de rebaixamento. Os atletas estão cientes de que precisamos pontuar e vencer. Mas não podemos ter desespero. Está tudo nivelado. Temos o alerta ligado para buscar esse primeiro objetivo.
*ZHESPORTES