O ranking de clubes da Conmebol será atualizado nesta quarta-feira, e dará uma ideia dos desafios que o Grêmio terá pela frente na Libertadores 2017. O Tricolor deve ser confirmado como um dos oito cabeças de chave da competição, integrando o primeiro pote do sorteio, que ocorrerá a partir das 21h em Luque, no Paraguai.
A definição garante que o Grêmio não enfrentará na primeira fase o atual campeão da América, o Atlético Nacional, e outros clubes tradicionais, como River Plate, Nacional e Peñarol. Além disso, pelo regulamento do sorteio, equipes do mesmo país não podem ficar na mesma chave, a não ser que venham da fase prévia. Por isso, Santos, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Chapecoense só enfrentarão o Tricolor a partir das oitavas – Botafogo e Atlético-PR, no entanto, podem ser rivais na etapa classificatória.
Leia mais:
Barcos revela contato com presidente do Grêmio para voltar: "Estamos conversando"
México, EUA e Nordeste: as férias dos jogadores da dupla Gre-Nal
Geromel minimiza assédio de outros clubes: "Tenho mais três anos de contrato com o Grêmio"
Apesar disso, há chances de o Grêmio cair em um chamado "grupo da morte" – é possível, por exemplo, enfrentar Estudiantes, Independiente Medellín e Colo-Colo. Por outro lado, também pode estar em um grupo mais fácil, pegando clubes como Emelec , Godoy Cruz e Montevideo Wanderers. Ainda há risco de contratempos, como viagens longas – o Carabobo, da Venezuela, joga em Valência, cuja viagem partindo da Capital passa de 14 horas – e a temível altitude – o The Strongest, da Bolívia, manda os jogos a mais de 3,6 mil metros acima do nível do mar.
É sempre bom lembrar que a nova Libertadores, que reunirá 47 clubes em 2017, promoverá três fases antes da etapa de grupos. Na primeira delas, seis times brigam por três vagas (aquelas que eram dos mexicanos). Os classificados, a partir daí, se juntam às 13 equipes já presentes na segunda fase (entre elas Botafogo e Atlético-PR, por exemplo). Deste total, oito avançam à terceira fase e, por fim, quatro garantem vagas para a etapa na qual o Grêmio se encontra. Todos os confrontos destas três primeiras etapas serão definidos no sistema de mata-mata conforme sorteio desta noite no Paraguai.
O torneio inicia no fim de janeiro e se estenderá até 29 de novembro. Dez times eliminados na primeira fase garantirão vaga na Sul-Americana de 2017 – os terceiros colocados de cada uma das oito chaves, além dos dois melhores eliminados da terceira fase.
Atual campeã da Sul-Americana, a Chapecoense ganhou vaga direta na fase de grupos. O clube catarinense receberá o troféu na cerimônia de hoje. O Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, também será homenageado com o prêmio de reconhecimento extraordinário "Centenário Conmebol ao Fair Play" por sua postura de apoio e solidariedade em meio à tragédia.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*RÁDIO GAÚCHA