Honrosa exceção no panorama de más atuações contra o Santa Cruz, o atacante Guilherme Augusto poderá ser uma das modificações projetadas por Roger Machado para revitalizar o ataque do Grêmio na sequência do Brasileirão.
Preocupado com a escassez de gols - apenas um em três partidas -, o técnico não descarta alterar peças do meio para a frente. Disse que pretende usar o longo período até o jogo contra o Corinthians, dia 14, para pensar "coisas diferentes".
O elogio feito a Guilherme é um indicativo que o jogador está em seus planos.
- Se tem um ponto alto desse nosso jogo (contra o Santa Cruz), foi a entrada do Guilherme. Ele entrou muito bem. Levou a gente para a frente - entusiasmou-se.
Leia mais:
Ty, camisa 8 da África do Sul: "Espero ganhar uma chance no Grêmio"
Grêmio tem 50% de aproveitamento contra os "pequenos" do Brasileirão
Após tropeços, Roger fala em ajustar time do Grêmio: "Tentar colocar peças em seus lugares"
A jogada em que driblou Roberto e cruzou com o pé esquerdo para o cabeceio de Douglas na trave é o cartão de apresentação do paulista de Taboão da Serra, trazido pelo Grêmio em 2014.
Foi com ela que Guilherme auxiliou o São José em jogos no Gauchão deste ano e na Copa Walmir Louruz, vencida em 2015 pelo clube da zona norte da Capital.
O empréstimo ao São José tinha por objetivo dar maior experiência ao atacante de 21 anos e 1m75cm. Dia 12 de fevereiro, na Arena, ele marcou um dos gols da surpreendente vitória do Zequinha por 2 a 0 contra o próprio Grêmio.
Em maio, encerrado o campeonato, voltou ao grupo de transição do Grêmio. Aprovado por Roger Machado, foi chamado para o grupo principal.
Estreou na vitória por 3 a 2 contra o Santos e recebeu novas oportunidades contra América-MG e Santa Cruz.
- Ele tem muita qualidade. É veloz e driblador. Vai muito bem no um contra um - diz China Balbino, treinador do São José, que esteve quinta-feira na Arena.
Pela avaliação de China, Guilherme só não foi ainda mais efetivo porque o Santa Cruz mais de uma vez dobrou a marcação. Ou seja, usou mais de um jogador para marcá-lo.
Guilherme visitou o Passo d'Areia na semana passada. No diálogo com China, disse que a facilidade de adaptação ao Grêmio se deve à semelhança de métodos entre o treinador do São José e Roger Machado.
- Ele amadureceu muito conosco. Quando entrava, mudava a história dos jogos. É um atacante muito impetuoso - entende China.
- Desde a chegada aqui, ele aprimora a parte tática. Tem potencial técnico e atlético. E muito por evoluir ainda aqui dentro do profissional - acredita James Freitas, auxiliar de Roger Machado e o primeiro técnico que Guilherme teve na base.
James também destaca a naturalidade que o jogador demonstra nas chances recebidas. Colocado no intervalo no lugar de Pedro Rocha, Guilherme foi mais efetivo até do que o experiente Bolaños. Uma credencial que poderá convertê-lo em novo titular do Grêmio.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES