Concordo integralmente com o diagnóstico do ex-árbitro Leonardo Gaciba, atualmente analista de arbitragem da Globo. Disse ele: “O futebol reflete a sociedade e esta o futebol. Falta muito respeito pela autoridade”. O que Ramiro fez e que resultou na sua expulsão foi pura falta de respeito pela autoridade do árbitro. Não importa que este tenha errado, o erro é permanente nas ações de todos os jogadores.
Leia mais:
Ramiro contesta relato de súmula do árbitro: "Ele mentiu"
Árbitro de Fluminense x Grêmio relata ofensas de Ramiro em súmula do jogo
Ramiro explica lance que motivou expulsão: "Foi no calor do jogo"
Se um brigadiano aplicar uma multa porque o cidadão estacionou em lugar proibido e o infrator mandar a autoridade tomar no ..., como fez Ramiro, o mínimo que acontecerá será o policial aplicar uma multa ainda maior por desacato a autoridade.
É lamentável que o poder político do Grêmio, representado pelo senhor Alberto Guerra, tenha se apresentado para justificar a atitude do jogador. Se o clube não abortar a ideia de que mostrar indignação é cercar e xingar o árbitro, logo o Grêmio estará se queixando dos cartões vermelhos que passará a receber. Erraram Ramiro e Guerra, felizmente sem o aval de Roger.
Mentiras
Ramiro jura que o árbitro colocou em sua boca ofensas que não proferiu. Pode ser, mas só a ofensa que o próprio jogador admitiu ter cometido é suficiente para render punição no tribunal.