A quarta rodada do grupo 6 da Libertadores é fechada nesta terça-feira com o jogo entre Toluca e LDU, no México, a partir das 21h45min. Em segundo lugar na chave, o Grêmio fica atento ao confronto na América do Norte para saber em que condição estará quando entrar em campo em Quito no dia 13 de abril para enfrentar o time equatoriano.
Leia mais:
Dois propósitos, dois ângulos diferentes
O torcedor do Grêmio que for acompanhar a partida entre Toluca e LDU deve definir qual a sua prioridade no grupo antes de determinar qual o seu resultado favorito.
Se o desejo é terminar em primeiro lugar na chave, a vitória da LDU é o melhor resultado. Assim, mesmo que o Grêmio caísse para o terceiro lugar, estaria a apenas dois pontos do Toluca, líder da chave. Assim, uma combinação de resultados – vitórias de Grêmio e San Lorenzo – colocariam o time de Roger Machado em primeiro lugar ao fim da quinta rodada – e com um jogo diante do Toluca, em casa, para fechar a fase. No entanto, esta hipótese coloca a LDU de vez na briga pela segunda vaga do grupo, tornando a classificação mais complicada.
Por isso, se a prioridade do torcedor for apenas garantir um lugar nas oitavas de final, a vitória do Toluca é a melhor alternativa. O time mexicano dispararia na liderança com 10 pontos e dificilmente seria ultrapassado – teria uma vantagem de cinco pontos em relação ao Grêmio com duas rodadas por jogar. Por outro lado, o Grêmio se manteria na zona de classificação, dois pontos à frente de San Lorenzo e LDU. Neste cenário, o Tricolor teria chances reais de classificação com um empate no Equador e uma vitória sobre o Toluca na Arena – e teria uma chance mesmo perdendo em Quito, ainda que passasse a depender de uma combinação de resultados na última rodada.
O empate impediria Toluca e LDU de fazer avanços significativos na tabela. Os mexicanos chegariam a oito pontos, abrindo três de vantagem em relação ao Grêmio. Os equatorianos pulariam para quatro, a apenas um dos gremistas.
Como Toluca e LDU chegam
O Toluca vive situações bem diferentes na Libertadores e no Campeonato Mexicano. Enquanto é líder do grupo 6 na competição continental com sete pontos em três jogos e está perto da classificação, é apenas o 13° colocado entre 18 times no Torneio Clausura do Campeonato Mexicano – são duas vitórias, seis empates e quatro derrotas em 12 jogos. Por isso, o técnico José Cardozo prega seriedade.
– Sabemos que nestas partidas se joga à morte, são disputados, porque desde o início tem que disputar, propor, conseguiu vantagem para administrar o jogo. A ideia é terminar em primeiro do grupo porque te dá vantagens. A confiança deve se manter assim, tem que pensar em terça-feira conseguir um bom resultado.
A baixa do Toluca é o volante Richard Ortiz, que se lesionou em um jogo pela seleção paraguaia. O jogador rompeu os ligamentos do joelho e fica de molho por seis meses.
A LDU, que está na lanterna do grupo, optou por trocar de comando e contratou o técnico uruguaio Álvaro Gutiérrez. No entanto, ele ainda não estreia no jogo desta terça-feira – mas estará no México junto com a delegação.
– Trataremos de armar uma estratégia segundo os jogadores que temos. Me fixo muito no dia a dia. Os jogadores deverão se esforçar 100% nos treinamentos – comentou, em entrevista à Rádio Deportiva, do Equador.
Jogos que restam para o fim do grupo 6 da Libertadores
Quarta rodada
5/4, 21h45min: Toluca x LDU
Quinta rodada
12/4, 23h45min: Toluca x San Lorenzo
13/4, 21h40min: LDU x Grêmio
Sexta rodada
19/4, 21h45min: San Lorenzo x LDU
19/4, 21h45min: Grêmio x Toluca
*ZHESPORTES