Desta vez nem Marcelo Grohe jogará para manter ritmo. O Grêmio vai com um time suplente contra o Cruzeiro neste sábado em Novo Hamburgo.
A situação ficou um tanto delicada na Libertadores depois dos jogos do meio da semana e não se pensa em perder peças ou energia dos titulares no Gauchão, pelo menos antes de terça-feira.
Desde o final da partida contra o San Lorenzo na última quarta, já se sabia da escolha do time reserva para o jogo no Estádio do Vale. Não houve grandes surpresas nos treinamentos.
Talvez a escolha de Bobô como atacante terminal e a ausência de Henrique Almeida para começar a partida cause alguma divisão de opiniões, tanto quanto a presença de Fernandinho na linha ofensiva do meio-campo. É neste setor, aliás que haverá bons motivos de observação para os torcedores.
Joílson é novidade como volante, Lincoln mais uma vez será observado como candidatos de muitos à uma disputa de posição na equipe principal e Ramiro estará buscando confirmar a plena recuperação. Se algum jogador é candidato a estar em campo em Buenos Aires a partir do desempenho contra o Cruzeiro, é ele.
As chances crescem pela versatilidade de poder jogar em mais de uma posição no meio ou até como alternativa na lateral-direita, onde Wallace Oliveira segue com problemas físicos e Wesley foi apenas regular na Arena, podendo sentir a pressão no Nuevo Gasômetro.
Ramiro estará diante de um desafio maior do que fazer seu time ganhar três pontos contra o lanterna do Campeonato Gaúcho. Uma boa apresentação pode valer uma vaga no time de Roger na próxima terça-feira, ainda que istro seja improvável. O jogador se mostra otimista:
– Onde for necessário estarei pronto para jogar. Estou totalmente recuperado –, afirmou na entrevista coletiva, admitindo que sua movimentação com velocidade e a entrega ao jogo são armas importantes na busca da retomada de uma titularidade. Será o volante também em Novo Hamburgo um líder. Nos treinamentos foi possível vê-lo orientando com energia os companheiros.
Em situação um tanto semelhante está o zagueiro Bressan. Admitindo que a está aberta a vaga de companheiro de Geromel como titular, ele diz que a chance num jogo como este contra o Cruzeiro é importante num momento em que Fred ainda não goza de total confiança do torcedor e Kadu só agora está voltando – ficará no banco neste sábado – depois de atuações ruins e um problema de lesão.
A situação do adversário não é subestimada pelo Grêmio. Os jogadores lembram que é contra a dupla Gre-Nal que os clubes menores buscam, além dos pontos que necessitam, o moral para uma retomada.
– Estes times se multiplicam quando jogam contra a gente e não se pode descuidar –, lembra Ramiro.
Necessariamente haverá atletas tricolores deste jogo compondo o grupo que viaja neste domingo para Buenos Aires, inclusive quem fica na reserva tem chance como é o caso de Henrique Almeida.
A partida começa às 18h30 min no Estádio do Vale.
O Grêmio jogará com: Bruno Grassi; Kaio, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Hermes; Joílson, Ramiro, Pedro Rocha, Lincoln e Fernandoinho; Bobô.