Em um amistoso movimentado, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Danubio na Arena. O time de Roger Machado abriu o placar com o garoto Everton e os uruguaios empataram em gol contra do zagueiro tricolor Kadu. A equipe gremista volta a campo na próxima quinta-feira, quando estreia na Primeira Liga contra o Avaí, em Chapecó.
FOTOS: Grêmio mostra novas camisas em amistoso contra o Danubio
Apesar do forte calor, acima dos 35ºC na Arena, o Grêmio começou o amistoso contra o Danubio com bom ritmo. De roupa nova, estreando o novo uniforme para 2016, a equipe de Roger Machado se lançou com intensidade ao ataque.
Grêmio empata em 0 a 0 em jogo-treino com o Novo Hamburgo
O Grêmio chegou ao gol logo aos dois minutos. O lance, porém, foi anulado pela arbitragem: na ponta direita, Luan cruzou para Everton, em posição irregular, cabecear para as redes de Etulain.
Em enquete, 86% dos gremistas aprovam possível contratação de Robinho
Uma das metas ofensivas fixadas pelo técnico Roger para o grupo Grêmio, durante a pré-temporada, era aumentar o número de finalizações. E, logo de início, isto foi colocado em prática por seus atletas contra o Danubio.
Aos sete minutos, Everton serviu Giuliano, dentro da área, que finalizou com firmeza, para boa defesa do goleiro adversário. No minuto seguinte, outra chance perigosa: após boa jogada de Maicon, a bola sobra para Giuliano, que desvia com perigo ao lado do gol.
O Grêmio seguia atacando. E passou a contar com a figura do lateral-direito Wesley, que tentou cruzar na área para Everton, mas Etulain saiu do gol para evitar o perigo. Depois, o lateral gremista arriscou de fora da área, ao lado da meta uruguaia.
Nos primeiros 30 minutos de jogo, foram oito arremates do Grêmio. Talvez o mais perigoso tenha saído dos pés de Everton, a 13 minutos, obrigando Etulain a fazer grande defesa.
Aos poucos, o Danubio começou a diminuir os espaços do time do Grêmio. A equipe uruguaia passou a fechar a entrada da área para inibir as finalizações da entrada da área. E também começou a se lançar ao ataque. Mas, quase sempre, Geromel estava atento para realizar o desarme.
O experiente Olivera levou perigo com uma finalização da entrada da área. Mas o principal lance da primeira etapa ocorreu aos 42 minutos, quando Formiliano cobrou falta na área e Cristian González recebeu livre, concluindo sobre o gol.
Antes do fim do primeiro tempo, o Grêmio perdeu Giuliano, que sentiu fascite plantar no pé esquerdo. Relatando dores, deixou o campo mancando.
– Quando você estoura a facite, a tendência é que tenha que parar alguns dois ou três dias para recuperar – disse Giuliano, a caminho do vestiário.
Segundo tempo com gols e confusão
A segunda etapa iniciou quente. Não só pela alta temperatura na Arena, mas pelo comportamento das equipes em campo, mais dispostas a buscar o gol.
A dois minutos, o Danubio levou perigo. O atacante Barreto disparou pela ponta esquerda e arriscou belo chute, obrigando Grohe a fazer bela defesa. Na sequência, escanteio. E foi aí que o zagueiro Formiliano quase marcou: livre, dentro da área, desviou com perigo, ao lado do gol gremista.
Logo depois, uma falta dura do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira originou uma confusão generalizada no gramado da Arena. Foi necessária a intervenção dos seguranças do Grêmio para acalmar os ânimos dos jogadores, o que paralisou o jogo por quatro minutos.
Não demorou muito, o Grêmio abriu o placar. E com um golaço do garoto Everton. Aos 11 minutos, em contra-ataque, o guri dominou a bola ainda no campo de defesa e disparou numa arrancada impressionante. Ao chegar na área do Danubio, finalizou com um chute alto, vencendo Etulain.
Após o gol tricolor, o time uruguaio reagiu e passou a agredir mais o Grêmio. Primeiro, a 16 minutos, Grossmüller quase surpreendeu Marcelo Grohe em boa cobrança de falta.
Depois, o Danubio empatou o placar. Aos 24 minutos, o Grossmüller levantou a bola na área em cobrança de falta e o zagueiro gremista Kadu, ao invés de afastar o perigo, cabeceou contra a própria meta: 1 a 1.
O Grêmio ainda tentou garantir a vitória em bons ataques do garoto Everton. Aos 26 minutos, o garoto dribou três adversários e concluiu cruzado, para fora. Depois, foi a vez de Luan, que quase marcou em boa conclusão da entrada da área.
No final do jogo, o Grêmio quase fez o gol da vitória. Aos 41 minutos, Lincoln cobrou falta na cabeça de Marcelo Oliveira, que desviou no travessão. Apesar do empate, a atuação do garoto Everton foi o que mais empolgou na Arena.
Confira o que disseram os jogadores após a partida
Veja as fotos do novo uniforme do Grêmio:
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES