O técnico Roger Machado se vê obrigado a modificar o meio-campo do Grêmio para encarar o Brasil-Pel no domingo, na estreia do Gauchão. Com os desfalques de Ramiro, afastado por um mês por lesão no tornozelo, e de Giuliano, que ainda sofre com as dores de uma fascite plantar, o treinador escolherá entre três substitutos: Kaio, Fernandinho e Pedro Rocha.
Com entorse no tornozelo, Ramiro desfalca o Grêmio por um mês
Outra alternativa seria Lincoln. Contudo, Roger entende que o promissor garoto de 17 anos, que teve boa atuação no empate com o Avaí, na estreia da Primeira Liga, rende melhor como meia centralizado, na função que hoje é desempenhada por Douglas.
Grêmio divulga lista do Gauchão com Braian, mas sem Tiago e Werley
Assim, Roger estuda uma mudança na função do capitão Maicon. Comprado do São Paulo em dezembro por R$ 7 milhões, o volante, que iniciou sua carreira como meia, pode ser deslocado para o lado direito ofensivo.
Com duas ausências, Roger testa time titular para a estreia do Gauchão
Aos 30 anos de idade, já não tem mais fôlego de guri. No entanto, se diz bem preparado para atuar pela faixa lateral do campo, onde foi testado por boa parte do treino de sexta-feira, no CT Luiz Carvalho.
- Não é minha função, sou volante. Joguei de meia por muito tempo, agora sou volante. Se o Roger optar que eu faça essa função, tentarei fazer o meu melhor. Temos outros jogadores de lado, ele vai fazer um teste ainda. Mas estou bem preparado, fiz uma boa pré-temporada. Se tivermos dois jogos seguidos, vou correr - promete Maicon.
Colunistas opinam: há espaço para Lincoln no time titular do Grêmio?
Se optar por Pedro Rocha ou Fernandinho, Roger será mais conservador. Afinal, ambos desempenharam a mesma função pelo lado esquerdo do campo em boa parte do Brasileirão no ano passado. O primeiro marcou cinco gols no campeonato, o segundo apenas um, na goleada por 5 a 0 no Gre-Nal.
Geromel entra no BID e está liberado para estreia do Grêmio no Gauchão
Para o ex-meia Tcheco, hoje técnico do sub-23 do Coritiba, a dupla tem características mais adequadas para a posição. Mas a mudança de posicionamento de Maicon pode ser estratégica.
- Muitas vezes, os treinadores colocam um jogador de marcação no lado de campo para fechar espaços. Você não sai tanto ao ataque por ali, mas contém o avanço do adversário - opina Tcheco.
Contra o Grêmio, jogador do Avaí recebeu dois amarelos e não foi expulso
Kaio, volante
Ao utilizar esta formação, Roger mexe na estrutura do meio-campo e empurra Maicon para o lado direito. O garoto Kaio ingressaria como volante, formando dupla com Walace. Embora mantenha a vitalidade na marcação, o técnico deixa a saída de bola pela lateral um pouco mais lenta, devido ao estilo de jogo um pouco mais cadenciado do capitão gremista.
"Temos um grupo que pode ganhar a Libertadores", afirma César Pacheco
Fernandinho, atacante
Com esta opção, Roger dá mais velocidade à transição entre o meio-campo e o ataque. Mantendo a dupla de volantes com Walace e Maicon, o treinador ganha mais qualidade na troca de passes no centro do campo. Pelo lado, teria em Fernandinho um jogador capaz de conduzir a bola até a linha de fundo e tentar jogadas de vantagem pessoal através do drible.
"Era o Bobô para pegar a bola", afirma Roger Machado sobre pênalti
Pedro Rocha, atacante
Trata-se de uma opção amplamente explorada por Roger no ano passado. A exemplo de Fernandinho, Pedro Rocha agrega velocidade ao time e pode buscar jogadas individuais pelo lado do campo. Pela sequência que teve como titular, o garoto parece mais habituado à função, que, além das tarefas ofensivas, também exige marcação ao lateral adversário.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES