Em menos de um mês, o Grêmio abre sua caminhada na Libertadores. Prioridade da temporada, a competição coloca a equipe de Roger Machado em um dos grupos de maior equilíbrio. Dos quatro integrantes, o de menor tradição é o mexicano Toluca. Tanto San Lorenzo quanto LDU já exibem um troféu de Libertadores em sua galeria. Zero Hora mostra como cada um dos adversários se prepara.
Grêmio adota silêncio para tentar viabilizar contratação de Robinho
Toluca
Adversário do Grêmio na estreia, em 17 de fevereiro, o mexicano Toluca usa o Clausura, segundo turno do campeonato nacional, para ajustar o time para a disputa da Libertadores. Com a altitude de 2,6 mil metros como aliada no estádio Nemésio Diez, o técnico paraguaio José Cardozo conta com um quarteto de ataque veloz e movediço como trunfo. Os meias Carlos Esquivel e Darío Bottinelli são os responsáveis por municiar os atacantes Fernando Uribe e Enrique Triverio, este goleador da equipe no Apertura com 10 gols. Na defesa, o destaque é o capitão é o paraguaio Paulo da Silva, 35 anos, que defendeu a seleção de seu país nas Copas de 2006 e 2010.
Poder de finalização e passagem apagada pela China: qual o Robinho que pode chegar ao Grêmio
Quem veio
Gerardo Flores - o lateral-direito de 29 anos foi contratado por empréstimo de um ano junto ao Cruz Azul para reforçar a defesa do Toluca.
Richard Ortiz - o volante de 25 anos retorna de empréstimo do Libertad, do Paraguai, para se incorporar ao meio-campo de José Cardozo.
Quem sai
Sérgio Nápoles - o meia, pouco aproveitado pelo técnico Cardozo, foi liberado ao Venados, da divisão de acesso mexicana.
Preparação
No Clausura mexicano, até agora foram dois jogos. A estreia foi com vitória por 1 a 0, no Nemesio Diez, sobre o Tigres. Na segunda rodada, perdeu para o Pumas, por 3 a 2, fora de casa.
Time-base
Talavera; Rojas, Paulo da Silva, Galindo e Perez; Velasco, Rios, Esquivel e Bottinelli; Uribe e Triverio.
Plano de marketing oferecido ao Grêmio pode viabilizar contratação de Robinho
San Lorenzo
Quando 2015 se encerrou, um desmanche ameaçava o San Lorenzo, o time do Papa Francisco. Contratado pelo São Paulo, o técnico Edgardo Bauza, comandante da campanha que fez do clube campeão pela primeira vez da Libertadores, ameaçava levar para o Morumbi nomes fundamentais daquela conquista. Na prática, foi diferente. Se saíram Yepes e Cetto, chegaram o elogiado zagueiro Pedro Franco e o meia-atacante Cerutti, capazes de repor a qualidade perdida. O técnico é Pablo Guede, que veio do Palestino-CHI, clube que colocou na Libertadores depois de 36 anos. Jogou por 17 anos na Espanha e, na escola de treinadores, teve Pep Guardiola como treinador.
Quem veio
Pedro Franco - zagueiro trazido por empréstimo por seis meses do Besiktas-TUR, chega para liderar a defesa. Colombiano, foi convocado para a Copa de 2014, no Brasil.
Ezequiel Cerutti - foi comprado do Estudiantes de La Plata por US$ 3,5 milhões. Meia-atacante de 23 anos, é veloz e chegou a estar nos planos do Grêmio.
Paulo Díaz - zagueiro chileno, rescindiu contrato com o Colo-Colo e deverá assinar na próxima semana.
Colunistas opinam: Robinho é o atacante ideal para o Grêmio?
Quem sai
Saíram os zagueiros Mario Yepes, colombiano, que abandonou o futebol, e Mauro Cetto, que retornou ao Rosario Central, seu clube de origem. Os dois participaram da campanha vitoriosa da Libertadores de 2014.
Quem fica
Apesar da pressão do São Paulo, o clube resiste e, por enquanto, mantém o lateral direito e meia Buffarini, ídolo da torcida e considerado um jogador-símbolo na conquista da Libertadores de 2014. Por enquanto, também é mantido Blanco, nos planos do Corinthians.
Preparação
Começou a temporada disputando o Torneio de Mar del Plata. Nos dois primeiros jogos, empatou em 1 a 1 com o Independiente e perdeu por 3 a 1 para o Huracán.
Time-base
Torrico; Buffarini, Mercier, Caruzzo e Mas; Ortigoza, Blanco, Barrientos e Romagnoli; Blandi e Cauteruccio.
Calendário cheio: Grêmio pode realizar até 21 partidas em 66 dias
LDU
Havia muitos nomes da lista de reforços da LDU para a Libertadores. As contratações, contudo, foram cirúrgicas e entusiasmam o torcedor. A mais saudada é o meia uruguaio Brahian Aleman, que marca muitos gols. O meia Edson Puch é recomendação expressa do técnico Claudio Borghi, com quem trabalhou na seleção chilena. Borghi, aliás, iniciou o trabalho que seria depois complementado por Sampaoli. Como técnico, seu currículo inclui um título argentino e um tetracampeonato chileno pelo Colo-Colo.
Quem veio
Brahian Aleman - meia uruguaio, atuou em 2015 no Toluca, do México, e Barcelona, de Guayaquil. Chegou com o status de grande estrela do time na Libertadores.
Edson Puch - meia ofensivo, foi cortado por lesão da seleção chilena às vésperas da Copa América. Pelo Huracán, foi campeão da Supercopa Argentina, decidida contra o River Plate.
Carlos Tenorio - atacante equatoriano, volta após 13 anos ao clube em que iniciou a carreira e tornou-se goleador. Nesse período, fez carreira no mundo árabe e passou pelo Vasco em 2013. Tem 36 anos.
Vice-campeão em 2003, Robinho já participou de três Libertadores
Quem sai
As baixas mais expressivas são o meia Hólger Matamoros, negociado com o Emelec, e o atacante Narciso Mina, ainda sem equipe, dispensado por problemas disciplinares.
Quem fica
A base defensiva é mantida. Ficam o goleiro Domínguez, o veterano zagueiro Araujo, de 37 anos, e Estupinán, de apenas 17, revelação na lateral esquerda. Estão mantidos para 2016 os meias Diego Morales e Cevallos, goleadores da equipe na temporada, com 11 e 12 gols, respectivamente
Preparação
Faz neste domingo, em casa, contra o América de Cali-COL, o seu primeiro amistoso da temporada.
Liga Sul-Minas-Rio sorteará árbitros da Primeira Liga nesta segunda
Time-base
Domínguez; Madrid, Araujo, Romero e Estupinán; Fernando Hidalgo, Cevallos, Matamoros, Intriago e Diego Morales; Jonatan Álvez.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES