O interesse do Grêmio pelo paraguaio Fernando Fernández, 23 anos, surgiu de um contato telefônico entre Roger Machado e Arce. Há um mês, o técnico do Grêmio perguntou ao do Olimpia se havia algum centroavante de nível no futebol paraguaio. O goleador do Guaraní foi o primeiro nome recomendado.
Indicado por Arce, goleador paraguaio está na mira do Grêmio
Trata-se, de acordo com a descrição do ex-lateral direito, de um jogador muito oportunista e, apesar de jovem, com larga experiência em competições sul-americanas.
- É um goleador. É jogador de área, mas não é o típico centroavante de choque, apesar de ser grande. Tem técnica, é um grande definidor - descreve Arce, campeão da Libertadores de 1995, a exemplo de Roger.
Grêmio irá ao Paraguai em busca de acerto com goleador Fernández
Arce cita o interesse de um clube mexicano como um sério obstáculo para que o Grêmio efetue a contratação. Mas torce para que Fernández seja trazido para atuar no futebol gaúcho. Na entrevista a Zero Hora, o paraguaio citou os 32 gols marcados por Fernández em 2014 e os outros 22 em 2015. E sorriu ao comentar que, apesar do desejo, o Olimpia não teria como pagar os US$ 2 milhões exigidos pelo Guaraní.
- A média de gols dele é excelente. É um jogador de enorme frieza dentro da área. É muito oportunista - avalia.
Conheça a história do lateral-direito Wallace, provável reforço do Grêmio
Campeão paraguaio sob o comando de Arce, o Olimpia garantiu participação na Libertadores (a exemplo do Guaraní), competição que já venceu por três vezes _ 1979, 1990 e 2002. Clube mais popular do Paraguai, é um dos que mais vezes participaram do torneio. Na última, em 2013, perdeu a decisão nos pênaltis para o Atlético-MG. Animado, Arce arriscou uma projeção para a decisão:
- Disse ao Roger que vamos nos encontrar na final.
OAS aprova plano de recuperação e destrava venda da Arena ao Grêmio
Quem também avaliza a possível contratação é o ex-goleiro paraguaio Benitez, que atuou no Inter na década de 70. Atento aos jogos dos clubes de seu país, lembra que Fernández diferenciava-se de Santander, outro atacante de destaque no Guaraní durante a Libertadores. Este usava mais a força física, enquanto o reforço sonhado pelo Grêmio tem mais movimentação.
- Dentro da área, é um matador. Parece que não quer nada com nada e, quando menos se espera, faz o gol - comenta Benitez, frequentemente consultado por clubes brasileiros interessados em contratar jogadores paraguaios.
São Paulo envia contraproposta ao Grêmio para encerrar "novela Maicon"
A exemplo de Arce, Benitez também havia recebido a informação do interesse de um clube mexicano pelo centroavante. Diz ter obtido do agente do jogador a garantia que o jogador atuaria no América, um dos clubes mais ricos do país.
- Mas, enquanto não for oficial, nada pode ser garantido. E o Grêmio é atraente por disputar a Libertadores - diz.
Acompanhe o Grêmio no aplicativo Gremista ZH. Baixe:
*ZHESPORTES