Me espanta a incapacidade das autoridades e o desleixo da direção do Grêmio na organização de um esquema que permita ao torcedor chegar ao Beira-Rio sem sofrer agressão física, ser constrangido por policiais, ou ainda ser transportado como gado. Vivencio situações assim há anos em Gre-Nais. Neste domingo, tornaram o martírio ainda pior.
Como combinado, a torcida gremista foi até a Secretaria de Segurança de onde sairia de ônibus para o Beira-Rio. Depois de uma longa espera no sol para a revista, os mais de mil torcedores foram colocados dentro de 12 ônibus de linha da Carris. Lá, todos os gremistas - inclusive crianças e idosos - foram deixados por quase duas horas no sol, sem ar condicionado, sem água e com as portas fechadas.
No ônibus que estava, eram quase cem gremistas. Depois dos primeiros trinta minutos fechados no sol, as pessoas começaram a ficar irritadas. Alguns tentaram abrir as portas à força. Torcedores passaram mal devido ao calor, que ficava insuportável com a superlotação e o empurra-empurra. Entre a irritação, o desespero e o vandalismo, os mais exaltados quebraram vidros do coletivo. Outros passageiros, apesar da situação limite, denunciaram os responsáveis aos policiais, que apenas observavam do lado de fora. Nada foi feito.
Na chegada ao Beira-Rio, mais uma hora de espera no sol (ainda sem água!), uma nova revista e o desafio de fazer a torcida inteira (irritada pela situação e ansiosa pelo horário) ingressar no estádio por um único portão de aproximadamente dois metros de largura. Como punição pelos vidros quebrados, a BM impediu que a Geral do Grêmio entrasse no estádio com bandeiras e instrumentos. Os torcedores responsáveis pelo quebra-quebra não foram identificados e sequer repreendidos.
Em nota, Geral do Grêmio reclama de "tratamento desumano" em deslocamento para o Gre-Nal
Não dá para punir apenas quem realmente transgride a lei? É realmente impossível conduzir torcedores de forma civilizada ao estádio? Precisamos passar por todo esse sofrimento para apenas assistir uma partida de futebol na casa do adversário? Será que não somos melhores que isso? Faltam alternativas melhores ou vontade de mudar?