*ZHESPORTES
Quem olha a tabela pode se iludir e sonhar com uma barbada. Eis um engano fatal. Será uma pedreira visitar o Vasco no domingo. Só uma postura vencedora do Grêmio poderá indicar o contrário.
O jogo do terceiro colocado contra o lanterna do Brasileirão não terá a facilidade que a classificação indica. O desempenho recente do Vasco é superior ao do Grêmio.
Na fuga desesperada contra o rebaixamento, os cariocas somam oito jogos de invencibilidade. Conquistaram 16 dos últimos 24 pontos disputados, enquanto o Grêmio cravou 11.
Desde que levou 2 a 1 do Atlético-MG em casa, na rodada 23, o Vasco não perdeu mais. Bateu Ponte Preta e Furacão, empatou com Cruzeiro, venceu Sport e Flamengo e empatou com Avaí, Chapecoense e São Paulo. A distância para deixar o Z-4 está em quatro pontos, sendo que ela chegou a superar os 10. Ou seja, o Vasco é um time vivo e motivado no campeonato, vai para cima do Grêmio.
O Imortal, por sua vez, perdeu força e empilhou desculpas. Em oito jogos, empatou com Corinthians, foi derrotado pelo São Paulo, venceu Furacão, perdeu para o Palmeiras, bateu o Avaí, empatou com Cruzeiro, passou pelo Santos e tombou diante da Chapecoense.
Não tenho dúvidas de que o Grêmio tem futebol para vencer o Vasco no Rio de Janeiro. Tenho receio é da postura - do time e de parte da torcida. O comodismo por achar que "já está na Libertadores" ameaça complicar uma vaga encaminhada. Esse comodismo custou o fiasco contra Chape e, se permanecer, cobrará mais um tropeço no Rio.
Maicon diz em entrevista que o vestiário está "chateado" depois de entregar a rapadura contra a Chape. Espero que seja uma frase protocolar, pois o verdadeiro sentimento deve ser o de indignação. Postura água morna não serve. Quero um Grêmio indignado, sedento pela vitória, brigando por cada palmo de grama, indo para cima do adversário, buscando o gol, enfim, com postura de vencedor.
Quero um Grêmio com 15 finalizações no jogo, três gols a favor, sem aquela postura de concluir duas vezes em 90 minutos, de só tocar bola sem objetividade. Quero um Grêmio que abra o placar e queira o segundo gol, sem a velha história de recuar e levar sufoco.
É hora de o Grêmio mostrar brio, de honrar seu manto e tradição. Isolem qualquer salto alto contra o Vasco, um perigoso lanterna. Acorda, Grêmio! Pra cima do Vasco!
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play