Na reta decisiva para garantir a vaga na Libertadores, o Grêmio fica órfão de uma das mais afinadas duplas de volantes desse Brasileirão. O time, que já não contaria, contra o Flamengo, com Walace, suspenso, ficará por um mês sem Maicon, que teve confirmada lesão grau dois em seu tornozelo esquerdo em ressonância realizada ontem.
Maicon tem lesão no tornozelo confirmada e desfalca Grêmio por 30 dias
O calvário do capitão começou no Maracanã, domingo, aos 25 minutos do segundo tempo, quando travou o pé no gramado ao finalizar sobre o goleiro Martín Silva, do Vasco. Segundo o médico Márcio Dornelles, Maicon passará a primeira semana de recuperação com o tornozelo imobilizado. Depois, iniciará as sessões de fisioterapia e o tratamento com banheira de gelo para diminuir o edema no local da lesão.
- Vamos acompanhar diariamente a evolução dele - salienta Dornelles.
Grohe pede concentração nas últimas rodadas por Libertadores
Se for confirmada a parada de 30 dias, Maicon voltaria ao time na penúltima rodada, contra o Atlético-MG, em 29 de novembro. Mas, conforme o ritmo de sua recuperação, não se descarta até o retorno no Gre-Nal de 22 de novembro, válido pela 36ª rodada.
Flamengo indica acordo com Grêmio para liberar Pará e Erazo
A ausência do volante dos gramados coincide com a abertura das negociações com o São Paulo para sua permanência na Arena em 2016. De volta ao clube paulista após a saída do presidente Carlos Miguel Aidar, o dirigente Ataíde Gil Guerreiro é quem irá negociar com o Grêmio.
- A permanência dele (Maicon) é quase uma contratação, por envolver valores. Mas faremos o possível para mantê-lo - afirma o executivo de futebol Rui Costa.
Grêmio lança campanha para reconstrução do Instituto Geração Tricolor
Fato é que a ausência simultânea de Walace e Maicon mexe com a estrutura do meio-campo do Grêmio. Afinal, a dupla foi titular nos melhores momentos da equipe neste Brasileirão. Em 32 rodadas no campeonato, atuaram juntos em 20.
Durante a campanha, o time sempre contou com um ou com outro. Por isso, fica difícil saber como irá funcionar sem os dois ao mesmo tempo. Com características semelhantes, Walace e Maicon são jogadores eficientes na marcação e na saída de jogo e donos de passe qualificado.
CBF dá aval à Primeira Liga, mas exige cumprimento de requisitos
Uma das reposições será Moisés. A outra vira uma incógnita, diante da redução nas opções. Edinho recupera-se de cirurgia no rosto e Ramiro recém retomou as atividades físicas, após ter operado o joelho esquerdo em abril, ainda durante o Gauchão. Resta a Roger improvisar Marcelo Oliveira ou dar chance a William Schuster.
Os substitutos:
Moisés - Uma das vagas no meio-campo contra o Flamengo será sua. Foi titular contra o Palmeiras, no segundo turno, e teve boa atuação contra o Vasco, no último domingo. Tem perfil semelhante ao de Walace e Maicon: vigor físico, marcação intensa e boa saída de bola no meio-campo.
Cacalo: Grêmio tem que fazer decisão no domingo
William Schuster - Homem de confiança de Roger Machado no Novo Hamburgo, ainda não conseguiu emplacar no Grêmio. Foi titular contra o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão, mas não aprovou. Meia de origem, pode atuar mais recuado para suprir a lacuna deixada por Maicon.
Ramiro - Se estivesse em plenas condições físicas, seria a reposição natural para Maicon contra o Flamengo. Contudo, o técnico Roger Machado trata seu retorno com muita cautela. Após seis meses parado por lesão ligamentar no joelho esquerdo, pode ficar no banco. Mas não deve ser titular.
Wianey Carlet: alerta amarelo no Grêmio
Marcelo Oliveira - Com Felipão, era improvisado com frequência como volante. Com Roger, sempre foi lateral. Mas com os desfalques de Walace e Maicon, pode retornar ao meio-campo, onde demonstrou vigor na marcação. Neste caso, Marcelo Hermes assumiria a vaga na lateral esquerda.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES
Opções
Sem Maicon, Roger pode apostar em Schuster ou Marcelo Oliveira
Técnico começa a definir nesta quarta o substituto para encarar o Fla
Adriano de Carvalho
Enviar emailLuís Henrique Benfica
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project