Qual o limite do Grêmio? Na tarde deste domingo, o time não tomou conhecimento do Santos e, mesmo fora de casa, fez 3 a 1. A quinta vitória consecutiva o eleva ao topo da tabela do Brasileirão. Trata-se da melhor arrancada da equipe desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos. Com a vitória do Atlético-MG sobre o Inter, o time de Roger Machado encerra a 11ª rodada empatado com os mineiros no número de pontos, mas perde no saldo de gols (13 para 5), e fica na segunda colocação.
Cotação ZH: Giuliano é o destaque do Grêmio na vitória sobre o Santos
Desta vez, a temida Vila Belmiro foi quase um parque de diversões para o Grêmio, tantas foram as facilidades do time durante a partida. Pressionado pela torcida por duas derrotas consecutivas, o jovem time do Santos abusou dos erros na frente de sua área. O nervosismo, que aflorava nas frequentes reclamações contra a arbitragem, teve seu ápice na falta de injustificável violência cometida por Geuvânio, no lance anterior a sua expulsão.
Santos x Grêmio: estatísticas, renda e público, veja como foi a partida
O primeiro gol saiu cedo. A quatro minutos, Giuliano fez passe entre os zagueiros e Luan serviu a Pedro Rocha, que havia se antecipado à marcação de Victor Ferraz e completou na frente de Vanderlei.
No topo da tabela, Roger alerta para dificuldades: "Passamos de atirador a vidraça"
Aos seis, Luan chutou fraco, tendo só o goleiro pela frente, e despediçou a chance de ampliar. Em vantagem, o Grêmio passou a atacar sem pressa, fazendo a bola circular na frente da área, até achar o espaço.
Edinho agradece Roger pelo retorno: "É um cara brilhante"
A expulsão de Geuvânio, que havia entrado em campo sem autorização da arbitragem, facilitou ainda mais a tarefa. O que faltou foi maior capricho na definição. Como a 32 minutos, quando Douglas deixou Giuliano em condições de arrematar, mas este demorou. Na volta, Douglas bateu alto. Marcelo Oliveira ainad teria uma derradeira chance, já nos acréscimos, mas seu cabeceio foi para fora.
Luiz Zini Pires: Grêmio de Roger pode tudo
O Santos esboçou uma reação no começo do segundo tempo, em chute perigoso de Gabriel, mas ficou nisso. O Grêmio seguiu organizado e se impôs como se estivesse na Arena. De novo, o gol levou somente quatro minutos para surgir. Depois de tabelar com Douglas, Giuliano encontrou Galhardo livre pela direita. O chute, rasteiro e cruzado, venceu a Vanderlei.
Wianey Carlet: o Grêmio já não surpreende, apenas confirma
À vontade, o time de Roger Machado passou a trocar passes, surpreso com tanta facilidade. Pode ter sido essa a razão da distração na frente da área, que permitiu a Lucas Lima lançar Ricardo Oliveira, que descontou com chute forte, a 19 minutos.
Também não houve maior cuidado com o criativo Lucas Lima, responsável pelo crescimento do Santos. Em novo passe, ele voltou a encontrar Ricardo Oliveira sem marcação, mas o chute, desta vez, saiu errado.
Confira a tabela de classificação do Brasileirão
Bastou ao Grêmio recuperar a serenidade para que a vitória se consolidasse. Com direito a passe preciso de Edinho para Yuri Mamute, que avançou e fez 3 a 1.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES