Após uma sequência de cinco vitórias, o Grêmio desacelerou nos últimos jogos. Pelo Brasileirão, foram duas derrotas nas últimas três partidas, somadas ao revés sofrido também contra o Criciúma, na Arena, pela Copa do Brasil. Em todos estes jogos, chamou atenção a queda de rendimento de Douglas: de um dos responsáveis pelo bom momento tricolor, o meia passou a ter seu rendimento contestado. Por isso, fica a pergunta: quem pode assumir a vaga do camisa 10?
Zero Hora perguntou aos comentaristas do Grupo RBS quais as opções que Roger têm para o meio-campo, caso decida substituir Douglas. Veja as opiniões:
Luiz Zini Pires
O Grêmio está atrasado. Ainda discute o modelo de um jogador que está em extinção no futebol mais competitivo. O estilo Douglas, o meia canhoto, lento e dispersivo, está fora de moda, superado. Todos os bons meias são os jogadores mais intensos de equipes vencedoras. Douglas é o mais lento do Grêmio. Fernandinho é quase seu clone. Erra passes na mesma proporção.
Será fácil substituir Douglas. Basta escalar Giuliano no seu lugar.
Cleber Grabauska
Douglas AINDA tem espaço no time do Grêmio. Nem tanto pela qualidade individual, mas principalmente pela falta de boas opções que Roger Machado dispõe no banco de reservas.
Roger, tão logo assumiu o comando no lugar de Felipão. teve um grande mérito ao remobilizar Douglas, desencumbindo o camisa dez de funções táticas, restringindo a sua área de movimentação e dando maior liberdade para criar. E essa mudança trouxe uma crescimento na participação de Douglas, inclusive dando a impressão que o treinador havia resolvido um problema que existia desde o início da temporada. Mas Douglas caiu de rendimento e toda desconfiança que existia em relação ao seu potencial voltou. A queda de Douglas talvez não seja técnica e, sim, física. A sequência de jogos, sem pausa no meio de semana, pode estar exigindo demais do jogador.
Pelo que se viu até agora do banco gremista, Fernandinho, que parece ser a melhor opção, ainda está longe do ideal. Em relação a Maxi Rodríguez, pelo que já se viu no próprio Grêmio e mais recentemente na Universidad de Chile, não acredito que vá acrescentar algo que lhe renda a condição de titular, pois o uruguaio, apesar de mais jovem, tem na irregularidade a sua maior característica.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES