*ZHESPORTES
O elenco gremista recebe reforços para o segundo semestre. Lucas Ramon e Carlos Muñoz foram contratados, e o clube conta com os retornos de empréstimo de Maxi Rodríguez e Fernandinho - além de Edinho, que foi reintegrado ao grupo principal. Com essas alternativas, Roger Machado começa a trabalhar o time-base para o segundo semestre, que terá as sequências de Brasileirão e Copa do Brasil. Os colunistas e blogueiros de ZH propõem a escalação ideal.
Guilherme Mazui, blogueiro Torcedor Gremista ZH
Carlos Muñoz chega para ser titular. Ninguém busca um atacante no Mundo Árabe para deixá-lo no banco. Se repetir a média de gols que teve pelo Colo-Colo, o chileno é titular absoluto. Fernandinho vai disputar posição com Pedro Rocha e Mamute, tem condições de marcar os gols que os jovens ainda não marcaram. Falta saber sua forma física e mental. Maxi Rodríguez inicia no banco. Já na lateral, Lucas Ramon pouco tocou na bola, mas tem potencial: é alto, esguio e bate bem na bola. Com mais opções, o Grêmio do segundo semestre preserva o estilo de jogo que Roger Machado prega: marcação forte e adiantada, toques rápidos, laterais que apoiam e um ataque sem o 9 clássico.
Escalação: Marcelo Grohe; Lucas Ramon, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Luan e Fernandinho; Carlos Muñoz.
André Baibich, blogueiro do Desenho Tático
Só saberemos se Raul está pronto para o time de cima quando for testado. Até lá, Galhardo. Ramiro seria o primeiro volante, recuando para dar o primeiro passe, enquanto Walace usaria a força física para ajudar na pressão à saída de bola do adversário. A ordem da linha de três meias seria dar velocidade ao time: por isso, três jogadores móveis, capazes de reproduzir as trocas de posições dos bons últimos jogos do Grêmio na Arena. No banco, opções interessantes como um Douglas para cadenciar o ritmo quando a pressa não funciona, ou um Fernandinho para desestabilizar a marcação através do drible.
Escalação: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Ramiro e Walace; Giuliano, Luan e Mamute; Carlos Muñoz.
Luiz Zini Pires, colunista de ZH
O Grêmio continua na sua luta anual contra o bom futebol. Considera Fernandinho e Maxi Rodríguez, que não deram certo no passado, como reforços. Imagina que Lucas Ramon possa controlar a lateral direita. Crê que Carlos Muñoz, um atacante chileno de 1m73cm que veio quase de graça do Mundo Árabe, tenha o dom do gol.
O que o time precisa é de jogadores qualificados, sem excluir os que podem agregar ao grupo. Com o salários dos quatro, somados, que passa fácil dos R$ 800 mil, o Grêmio poderia atrair dois atletas com currículos vencedores. Mesmo com os novos, o time não escapará da formação atual, sem brilho e sem força para alcançar o G-4.
Escalação: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Luan; Pedro Rocha e Yuri Mamute.
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play