Será junto ao nascer do sol e com café da manhã reforçado que os jogadores do Grêmio vão despertar esta semana. Por conta da estreia no Brasileirão às 11h da manhã de domingo, contra a Ponte Preta, na Arena, a comissão técnica trata de adaptar os hábitos alimentares e o sono dos atletas. Tudo para que o impacto da mudança seja o menor possível.
"Pode acontecer outra derrota se a gente não estiver 100%", alerta Marcelo Oliveira
A primeira medida tomada pelo clube foi a alteração na programação dos treinamentos. Na última semana, como o Gre-Nal foi às 16h, a maioria das atividades ocorreu durante a tarde. Mas desde esta quarta, os atletas têm se apresentar às 7h45min no CT Luiz Carvalho (os treinos iniciam às 9h). Assim, se acostumam a acordar mais cedo, como será no dia do jogo contra a Ponte.
- Se a partida fosse em janeiro ou fevereiro, com temperaturas mais altas, o impacto seria maior - explica Rafael Gobatto, fisiologista do Grêmio.
Sem Douglas e Fellipe Bastos, titulares voltam aos treinos para a estreia no Brasileirão
O cuidado também é redobrado com a alimentação. Logo na chegada ao CT, os atletas são recebidos com um café da manhã reforçado, rico em carboidratos. Segundo a nutricionista do Grêmio, Katiuce Borges, no domingo esta refeição ocorrerá três horas antes da partida. Além disso, o jogador pode optar pelo consumo de suplementos se não estiver com muita fome pela manhã.
- Depois do jogo, eles recebem um lanche no vestiário e estarão liberados para almoçar com suas mães. Afinal, será o dia delas, né - comenta a nutricionista, em referência ao 10 de maio.
Diego Araujo: horário das 11h de domingo tem tudo para funcionar
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem a ideia de marcar ao menos uma partida nas manhãs de domingo no Brasileirão. Contudo, definiu apenas a estreia gremista para o novo horário. Na opinião de Paulo Paixão, preparador físico que já foi parceiro de Felipão no Grêmio e na Seleção, uma sequência de partidas às 11h facilitaria a adaptação do grupo.
Checklist: as lições que ficaram do Gauchão para o Grêmio no Brasileiro
Mas nas nove rodadas seguintes, o time entra em campo em cinco sábados, dois domingos e duas quartas-feiras. Além disso, a equipe pode encontrar mais dificuldades ao atuar longe de casa.
- Em Goiás ou no Nordeste, por exemplo, é mais complicado atuar neste horário pelo calor. No frio, a adaptação é muito mais fácil - pondera Paixão.
O QUE MUDA NA PREPARAÇÃO
TREINOS
Em uma semana normal, a maioria dos treinamentos ocorre no turno da tarde. Nesta semana, contudo, as atividades estão agendadas para a manhã, a partir das 9h, para ajudar na adaptação ao horário. Os jogadores precisam se apresentar no CT às 7h45min para o café da manhã.
ALIMENTAÇÃO
Em jogos às 16h, o café da manhã é liberado e o almoço ocorre ao meio-dia. No domingo, o café da manhã ocorrerá às 8h da manhã _ quem não tiver fome, pode tomar suplementos. Após a partida, os jogadores recebem lanche e são liberados para almoçar com a família.
SONO
Normalmente, os jogadores têm despertar livre _ descem ao restaurante para o café e depois voltam a seus quartos. Neste domingo, terão de acordar antes das 8h para o café da manhã. A preleção de Felipão e o deslocamento para a Arena ocorrem logo depois - a delegação chegará ao estádio antes das 10h.
AS PRIMEIRAS 10 RODADAS DO GRÊMIO
1ª) Grêmio x Ponte Preta (domingo, 11h, Arena)
2ª) Coritiba x Grêmio (sábado, 16/5, 18h30min, Couto Pereira)
3ª) Grêmio x Figueirense (sábado, 23/5, 21h, Arena)
4ª) Goiás x Grêmio (domingo, 31/5, 16h, Arena)
5ª) Grêmio x Corinthians (quarta-feira, 3/6, 22h, Arena)
6ª) São Paulo x Grêmio (sábado, 6/6, 22h, Morumbi)
7ª) Grêmio x Atlético-PR (domingo, 14/6, 16h, Arena)
8ª) Grêmio x Palmeiras (sábado, 20/6, 21h, Arena)
9ª) Avaí x Grêmio (sábado, 27/6, 16h, Ressacada)
10ª) Grêmio x Cruzeiro (quarta, 1/7, 22h, Arena)
Acompanhe as informações do Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
Android
IOS
*ZHESPORTES
ZH Explica
Entenda como o Grêmio se adaptará ao horário das 11h no Brasileirão
Jogadores terão de modificar hábitos alimentares e acordar mais cedo
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project