Os irmãos Guilherme e Matheus Biteco foram revelados pelo Grêmio como grandes promessas - fato explicado pelo bom rendimento nas categorias de base, inclusive com aparições frequentes nas seleções brasileiras. Mas ambos pouco apareceram no time profissional e ainda despertam a curiosidade dos torcedores: "onde estão os irmãos Biteco?". ZH responde. Confira abaixo:
Guilherme Biteco
Guilherme foi vendido pelo Grêmio ao Hoffenheim em 2013. No entanto, os clubes se acertaram para que o jogador permanecesse em Porto Alegre. Ele ficou no Grêmio por empréstimo até o início de 2014.
Em seguida, foi repassado ao Vasco para a disputa da Série B. Sem espaço no clube alemão, foi emprestado mais uma vez no início deste ano e assinou por uma temporada com o Santa Cruz, de Recife.
Como é do Hoffenheim e está emprestado ao Santa Cruz, a única vinculação que Guilherme ainda tem com o Grêmio é uma fatia de seus direitos econômicos - 20%.
Matheus Biteco
A questão de Matheus é mais complexa. O Grêmio negociou maior parte dos direitos econômicos do jogador a um grupo investidor vinculado ao Hoffenheim - mesmo time dono de Guilherme. Por acordo inicial, ele fica em Porto Alegre até o final desta temporada.
No entanto, foi chamado para exames clínicos, físicos e para um período de adaptação na Alemanha, que deve durar até meados de abril - e por isso foi cortado da seleção brasileira sub-20 que disputou o Sul-Americano da categoria no início do ano. Assim que for liberado, retorna para seus últimos meses na Arena.
O dinheiro da venda de Matheus foi utilizado pelo Grêmio para abater parte da dívida com o Flamengo pela negociação com Rodrigo Mendes na década passada.
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play